GeralRegional

Monumento do Imigrante recebe placa em homenagem ao idealizador Hildo Paulo Müller

O Monumento do Imigrante, um dos principais cartões postais da cidade, agora tem uma placa de bronze em homenagem ao seu idealizador, Hildo Paulo Müller. A placa foi confeccionada por iniciativa de seu filho Pedro Augusto Müller, que entrou em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa para ver a possibilidade de fixá-la no local. É interessante notar que até então, não havia junto à obra, uma placa indicativa do nome da praça, e agora a inscrição destaca a denominação “Largo Monumento Imigrante Hildo Paulo Müller”, oficializada em 2015.

Vale lembrar que o Monumento do Imigrante foi inaugurado em 25 de janeiro de 1969 e que seu criador é descendente de uma família de peritos em construção de moinhos, na Alemanha. Sua paixão pela história e cultura da imigração alemã no Brasil o levou a criar o monumento como um tributo aos imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da região. “É uma justa homenagem e, mais que isso, uma reparação a quem tanto contribuiu com nossa comunidade”, observou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers.

Quem passar pela “esquina da cultura” pode aproveitar para visitar o Monumento e conhecer um pouco mais sobre sua história. Para isso basta apontar o celular para o QR Code disponível na coluna de pedra em frente ao painel de ladrilhos. Ali também estão afixadas outras placas, como a comemorativa dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, homenagem dos Lions Clubes e referência aos pioneiros de 1899.

Fonte
Foto: Luís Augusto da Silva Koppe FilhoAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados