
A manhã deste sábado, 30, foi de muita integração, socialização e vibração positiva no Parque da Oktoberfest. Com um total de 1.200 inscrições, ocorreu a XII Edição dos Jogos Municipais de Inclusão, no Parque da Oktoberfest. Promovido pelas secretarias de Esportes e Lazer, e de Desenvolvimento Social e inclusão, com o apoio das demais secretarias do município, as atividades iniciaram às 8h, com a chegada das delegações e a solenidade de abertura, no Ginásio Poliesportivo.
Após o Hino Nacional, executado pela Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), ocorreu o pronunciamento das autoridades. A saudação inicial foi realizada pelo secretário de Esporte e Lazer, Daiton Mergen. “Hoje celebramos muito mais do que o esporte. Celebramos a vida, o respeito e a valorização de cada pessoa. A inclusão é um princípio que transforma a sociedade, pois nos ensina a enxergar as diferenças. Cada criança presente aqui hoje é prova de superação, dedicação e, acima de tudo, inspiração. Que esse dia seja marcado pela união, amizade, pelo respeito esportivo e pela certeza de que estamos juntos na construção de uma sociedade onde ninguém fica para trás”, afirmou.
Na sequência, a titular da pasta do Desenvolvimento social e Inclusão, primeira-dama Fátima Alves da Silva, expressou sua alegria ao prestigiar o evento. “Nossa missão, enquanto gestores desta secretaria, é criar políticas públicas de inclusão, e este grande evento é um exemplo de que através das parcerias conseguimos realizar grandes ações”, iniciou. Ela complementou ainda dizendo que está sendo viabilizada a carteira municipal da pessoa com deficiência. “Com mais este projeto da nossa gestão, poderemos, sim, mapear Santa Cruz dentro do segmento da deficiência, e assim vai facilitar a criação de iniciativas voltadas efetivamente para este público que tanto precisa”, garantiu Fátima.
Presente no evento, o prefeito Sérgio Moraes também se pronunciou. “Ser prefeito de uma cidade como Santa Cruz, é uma honra, pois somos uma cidade diferenciada. Somos um povo acolhedor, que cuida de todas as deficiências. Por isso quero agradecer a todos os professores, a todas as entidades, às famílias, os envolvidos na organização deste evento. O meu compromisso com a comunidade é fazer com que todos tenham uma vida melhor, com alegria, convivendo num fim de semana como hoje. Que Deus nos abençoe e acompanhe cada um de vocês. Muito obrigado pela presença de todos”, declarou.
Na sequência, iniciaram-se os jogos. De acordo com um dos organizadores da ação, psicólogo Flávio Ramon, dentre as modalidades oferecidas foram o basquete em cadeira de rodas, futsal, atletismo, bocha adaptada, xadrez, crossfit, taekwondo, judô, atividade de recreação e de sensibilização.
Dentre os presentes, a mãe de um aluno da Emef Luiz Schroeder, Ana Paula Back, comentou sobre a importância do evento. “É muito bom ver tudo isso, porque promove realmente a inclusão de todas as pessoas, daquelas com deficiência com outras pessoas e suas famílias”, afirmou. Ao final do evento, todos os participantes receberam medalhas de participação.