GeralRegional

FC Rio Pardinho celebra história dos seus 87 anos

Clube segue investindo em sua infra-estrutura , com a instalação de portas de retráteis automáticas para o fechamento do ginásio

O final do mês de agosto sempre é muito agitado na localidade de Rio Pardinho. Um dos pilares da comunidade, o FC Rio Pardinho celebra seu aniversário no dia 27, quarta-feira. Este ano completa 87 anos. Em meio às celebrações, a diretoria trabalha em várias frentes para dar conta das ações no campo esportivo e social.

Uma delas é a preparação da 9ª edição do Festival Nacional da Galinha Recheada, que está a todo vapor. Paralelamente, a estrutura do ginásio do clube está recebendo portas retráteis para o fechamento da estrutura. 

“Optamos pela porta de enrolar automática para continuar a oferecer aos nossos visitantes a experiência de almoçar e/ou então curtir os eventos e apreciar a natureza. Além disso, proporciona um melhor controle da temperatura do ambiente, uma vez que a funcionalidade das mesmas permite a abertura ao ponto que desejamos. É um investimento considerável, porém, visa oferecer conforto aos nossos visitantes”, observou o presidente Ademir Bohnen.

Este é mais um investimento do clube, que nos últimos anos teve um crescimento notável em termos de estrutura, onde observamos  a construção de arquibancadas; instalação de iluminação no gramado – sendo um dos poucos capacitados para receber partidas noturnas ; e a construção de um ginásio.

Ginásio este que tem possibilitado não apenas os eventos sociais e culturais, más também a prática de atividades esportivas. O Rio Pardinho também desenvolve de forma totalmente gratuita o projeto social de sua escolinha, a qual busca, além de formar atletas que se identifiquem com o clube, proporcionar inclusão social e evitar o êxodo rural. Atualmente, esportivamente, o clube disputa o Campeonato Sub-18 da Lifasc, com time praticamente formado por atletas formados na escolinha.

História

O FC Rio Pardinho foi fundado em 1938, tendo na presidência Arnoldo Dassow. A celebração do aniversário coincide com a realização do Festival Nacional da Galinha Recheada, no dia 7º de setembro.

A primeira partida de futebol do clube foi realizada em 7 de setembro de 1941 contra o Cruzeiro, de Rio Pequeno. As cores oficiais são verde e branca, sendo que o primeiro campo usado pelo clube era localizado nas terras de Alfredo Pittelkow. Em 1962 houve a inauguração do novo campo, na presidência e Willy Rudi Ristow, que segue sendo sede do clube até os dias atuais.

O maior goleador da história do clube é Darcilo Gressler, o Zezinho, atleta de grande destaque no cenário do futebol santa-cruzense, integrou a equipe que conquistou o 1º título estadual de futebol de salão, pelo Corinthians. Zezinho destaca que o clube sempre foi sua grande paixão. “Tivemos grandes elencos e jogos. Fomos campeões em várias competições, sempre com equipes que aliavam futebol de qualidade e muita garra”, cita. Um dos últimos títulos foi o da Lifasc, em 2021, relacionado ao campeonato de 2019.

A celebração dos 87 anos do clube vai ser realizada dentro do Festival Nacional da Galinha Recheada. Aliás, o festival, que entra para sua nona edição. O presidente Ademir Bohnen explica que o Festival Nacional da Galinha Recheada também é um aquece para a Oktoberfest deste ano. “Temos confirmada a presença das soberanas da Oktoberfest e da comitiva da Festa da Alegria, que tradicionalmente vem ao festival para se integrarem à programação”, observou.

Fases do clube

CAMPO ANTIGO – 1938/1962

O “vovô” FC Rio Pardinho foi fundado no dia 27/08/1938, uma das equipes mais tradicionais da região, está completando 86 anos de história. Sua primeira diretoria foi composta pelo presidente Arnoldo Dassow, o secretário Osmar A. F. Molz, o tesoureiro Reinhardt P. Zingler. O Sr. Alfredo Pittelkow era o presidente de honra, pois colocou suas terras à disposição do Clube para seus jogos. Sua primeira partida foi realizada no dia 7 de setembro de 1941 contra o E. C. Cruzeiro, de Rio Pequeno.Com as cores oficiais, verde e branco, participou de vários campeonatos, tendo como seus principais adversários, o G. E. Sinimbu e E. C. Teresa de Vera Cruz. Sua sede na época era no Salão Waechter. Em 1956, Afredo Pittelkow vendeu suas terras para Sebaldo Waechter, porém o clube continuou utilizando o campo. A equipe do FC Rio Pardinho jogou a primeira partida oficial pela Liga, em 1956, quando venceu o Sinimbu por 1 a 0, com gol de Zezinho (Darcilo Gressler), cobrando falta com barreira.

Inauguração CAMPO NOVO –13/05/1962

Em janeiro de 1959 foi adquirida uma área de terras de três hectares, pertencente a Germano Radtke, Artur Rieck e Sebaldo Waechter, cujo local é hoje a sede do clube. Toda a construção foi feita em mutirão pelos associados, que além de doarem o material, também colaboraram com a mão-de-obra.

O dia 13 de maio de 1962 ficará na história de Rio Pardinho. Um dia cheio de atrações, quando foram inaugurados o novo campo oficial e os pavilhões de festas do clube, com a presença dos juniores do Grêmio Porto-Alegrense, culminando num extraordinário feito num jogo em que o FC Rio Pardinho empatou em 2×2, com os dois gols marcados por Zezinho (Darcilo Gressler). Um dia marcante com a presença de um grande público. Na preliminar, teve o clássico Tere-Bu, Teresa (Vera Cruz) e Sinimbu.

Títulos e campeonatos

Em toda a sua história o clube obteve um grande número de títulos em diversos campeonatos que disputou. Um dos campeonatos mais tradicionais da época era o da Liga de Sinimbu, onde se tornou multicampeão. Outro título que merece destaque foi o de Campeão Municipal em 1992. Além disso disputou o Campeonato Interligas de Futebol (CIL), Acivarp, Liga Rio Pardinho, Interdistrital, Cinturão-Verde, Campeonato Municipal, Campeonato Regional, entre outros torneios e em outras modalidades esportivas. Atualmente disputa o campeonato da Lifasc, onde conquistou seu primeiro título, na categoria titulares, em 2004 e alcançando o bicampeonato em 2012. Nos aspirantes também conquistou o bicampeonato. Ainda na Lifasc o clube também conquistou título em demais categorias como o futsal feminino, futsal veterano, olimpíadas rurais, entre outros. Em 2021, o clube conquistou o tricampeonato da Lifasc na categoria titulares, título conquistado em finais diante do Guarani, de São Martinho. Acompanhe o clube pelas redes sociais @fc_riopardinho ou o @festivaldagalinharecheadariopardinho.

Fonte
Fotos: DivulgaçãoAssessoria de imprensa do Festival Nacional da Galinha Recheada

Artigos relacionados