
Um gesto de solidariedade e visão de futuro marcou a entrega de cinco barcos de resgate e apoio às Defesas Civis de Candelária, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Vera Cruz. A ação, realizada no complexo industrial da JTI Brasil, é resultado da parceria entre a empresa, o programa Voluntários do Bem e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), e consolida uma rede regional de enfrentamento às emergências climáticas. Adquiridos com recursos de voluntários, a aquisição completa a doação de sete barcos por meio da empresa.
O líder da Fábrica de Cigarros da JTI, Juliano Zuege, ressaltou a atuação de mais de 500 colaboradores da empresa no socorro prestado durante os episódios de 2024, em um cenário descrito como “de guerra”. Ele destacou ainda o reconhecimento ao consórcio regional: “O Cisvale completa 20 anos com credibilidade e uma atuação que perpassa toda a comunidade, mostrando ser o parceiro certo para iniciativas desta dimensão.”
O coordenador do programa Voluntários do Bem, Felipe Back, lembrou que a mobilização da empresa encontra no consórcio público a base para chegar até a comunidade. “O Cisvale é o elo adequado para transformar esta doação em benefício direto às pessoas, garantindo eficiência e alcance social.” A arrecadação dos R$ 648 mil, utilizados para a aquisição dos sete barcos e materiais para as Defesas Civis, foi reunido por meio da ação do programa, com doações de colaboradores da empresa no mundo todo.
Na avaliação do presidente do Cisvale, Gilson Becker, a iniciativa tem raízes no aprendizado das crises vividas em 2024. “Enfrentamos um evento climático sem precedentes em nossa região, e ficou evidente a importância do voluntariado e da participação comunitária. A JTI demonstrou, mais uma vez, envolvimento exemplar. O valor de R$ 648 mil é simbólico diante de tudo o que a empresa já realizou e continua a realizar em favor da coletividade.”
Curso com a Marinha
Durante a solenidade de entrega dos barcos, o Comando Regional do Corpo de Bombeiros, disponibilizou dez vagas de formação específicas para servidores indicados pelos municípios contemplados, confirmou a realização do curso, com apoio da Marinha do Brasil. As vagas foram disponibilizadas ao Cisvale, que a partir da próxima semana irá organizar a turma com servidores dos municípios.
O tenente-coronel Daniel Dalmaso Coelho salientou que as guarnições, em situações de emergência, muitas vezes não conseguem se formar em tempo hábil. “Por isso, a habilitação de equipes municipais em curso próprio é fundamental. A parceria com o Cisvale reforça a segurança das comunidades em momentos críticos.” O curso ocorrerá de 20 a 24 de outubro, na sede do 6º Batalhão, em Santa Cruz do Sul.