Campanha do Agasalho 2025 repassa mais de um milhão de itens
263 municípios gaúchos foram beneficiados

A Campanha do Agasalho 2025 – Aquece RS chegou ao fim neste mês de setembro com um exemplo de solidariedade. Ao todo, 263 municípios foram beneficiados com mais de 1 milhão de peças, levando mais calor e dignidade a gaúchos e gaúchas em situação de vulnerabilidade.
Durante a mobilização, que iniciou em junho, foram arrecadados 261.328 itens, entre eles:
- Roupas adultas: 189.526
- Roupas infantis: 45.844
- Roupas de cama: 7.385
- Roupas de banho: 5.670
- Calçados adultos: 7.283
- Calçados infantis: 4.283
- Cobertores: 1.012
- Travesseiros: 321
- Colchões: 4
Somando essas doações com as peças remanescentes das doações de 2024, o total de itens entregues aos municípios ultrapassou 1 milhão de peças.
A ação deste ano contou com o apoio direto de 34 municípios, que contaram com pontos de coleta em empresas parceiras, como em unidades do Banco do Brasil, do McDonald’s e do Zaffari, ou disponibilizados pelas próprias prefeituras.
A Campanha do Agasalho é organizada pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil do Estado, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom). A Defesa Civil é a responsável pela triagem e distribuição dos donativos, que são destinados a municípios atingidos por desastres e a ações assistenciais conduzidas pelas secretarias municipais de assistência social e entidades conveniadas.
O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira ressaltou a ampla participação de todos os gaúchos, mesmo que o foco da mobilização tenha mudado um pouco, e estivesse priorizando roupas de cama e banho. “Além das ações de respostas a desastres, quando diversos municípios foram contemplados com ajuda humanitária na forma de roupas e calçados, nesse ano pudemos também apoiar de forma significativa as ações de assistência social, com o repasse desses itens aos municípios e, por meio da gestão municipal, a pessoas em situação de vulnerabilidade social, e isso só foi possível por meio da ajuda enviada pela população através desses itens”, destacou o coronel Boeira.
Com o envolvimento de toda a sociedade, a Campanha do Agasalho 2025 conseguiu fazer com que a ajuda chegasse a quem mais precisava neste inverno.