CAPAGeralRegional

Audiência pública debate ações de combate à violência aos profissionais de saúde em Santa Cruz

Por intermédio do vereador Jeferson Redondo (Republicanos) foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, dia 7, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi, uma reunião especial para debater ações de combate à violência aos profissionais da saúde pública no município de Santa Cruz do Sul.

A reunião foi conduzida pela presidente Nicole Weber Covatti (Podemos) e contou com a presença do vereador Professor Cléber (União Brasil); do Secretário Municipal da Saúde, Rodrigo Rabuske; da representante do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Marcia Vaz; do presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers); da presidente do Conselho Municipal da Saúde, Célia Zingler; do representante da subseção local da OAB/RS, da presidente da Associação dos Médicos de Santa Cruz do Sul (Assomesc), Fabiana Frey Juruena; e dos representantes dos hospitais, Bárbara Trarbach (HSC), Gilberto Gobb (Ana Nery) e Rosângela Mees Gass (Monte Alverne).

Foram expostos casos de violência contra profissionais de saúde. Representantes do Simers e do Cremers destacaram que o município de Santa Cruz do Sul registra os maiores índices de violência contra profissionais médicos no Estado. “A tal ponto que estamos trabalhando intensamente na realização de ações contra a violência, com a distribuição de cartazes para que os profissionais façam as denúncias”, disse Marcelo Mathias

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske destacou ações tomadas pelo município a partir de denúncias realizadas pelos profissionais, em especial, a instalação de botões de pânico nas unidades de saúde, assim como numa parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, o acesso às câmeras de segurança em unidades de saúde.

“Também temos conhecimento que as redes sociais são uma terra sem lei, onde as pessoas que se sentem convidadas a expor os profissionais da saúde. Portanto é preciso muito equilíbrio e o que estiver ao alcance da secretaria para melhoria da segurança dos médicos, enfermeiros e demais profissionais, iremos realizar”, assegurou.

Rabuske ainda destacou que a pasta pretende realizar ações de comunicação para que a comunidade entenda as atividades e serviços prestados pela sua pasta, a fim de que a população tenha conhecimento da grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas esferas.

Uma das médicas presentes, representante da Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (UMREST) sugeriu que se realize um trabalho de prevenção de segurança e também acolhimento psicológico aos profissionais da saúde que passam por problemas em função de suas atividades. 

Artigos relacionados