GeralRegional

Ação em Saúde integra programação do Outubro Rosa em Venâncio Aires

A Prefeitura de Venâncio Aires promove neste sábado, 4, mais uma grande mobilização em prol da saúde da mulher. A Ação em Saúde Outubro Rosa será realizada das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz, com uma série de serviços, atividades culturais e de bem-estar, reforçando a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Segundo o secretário da Saúde, Alan Flores da Rosa, a proposta é unir prevenção, cuidado e acolhimento em um momento de integração com a comunidade. “ O Outubro Rosa é um movimento e queremos que Venâncio Aires esteja cada vez mais engajada nessa causa. Cuidar da saúde é também um ato de amor-próprio e de fortalecimento coletivo ”, destacou.

Durante a manhã, serão oferecidos exames preventivos de mamas, testes rápidos, vacinas, avaliação odontológica, verificação de sinais vitais, além de práticas integrativas como auriculoterapia, reiki e reflexologia. A programação inclui ainda aula de dança com Eliane Turcatto e maquiagem com consultoras Mary Kay.

A iniciativa conta com diferentes parcerias. Em conjunto com o Lions Clube, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos. O Sesc também participa com orientações de saúde, distribuição de brindes, atividades de alongamento e dança, além de dicas posturais e de cuidados não farmacológicos para o tratamento da dor. Na ocasião, será realizada a abertura oficial do mês do Longeviver, dedicado à valorização da pessoa idosa.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) integra a programação com a palestra “Autoestima é também se acolher”, ministrada pela Rainha da 14ª Fenachim e Miss Latina Brasil 2021, Daiara Stein. Também haverá a contação de história “O jardim de adeus ao câncer”, da autora Janna Matthies, com a bibliotecária Andressa Tornquist. Outro destaque será o lançamento da campanha de coleta de lenços e sutiãs pós-cirúrgicos, materiais que serão repassados à Liga de Combate ao Câncer.

A programação é aberta a toda comunidade e busca não apenas incentivar o diagnóstico precoce, mas também oferecer um espaço de troca, acolhimento e valorização da vida.

Artigos relacionados