
O Sebrae RS e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) reconheceram, em cerimônia realizada em Porto Alegre nesta quarta-feira (10), o desempenho das Salas do Empreendedor dos municípios gaúchos no apoio aos pequenos negócios por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Entre os destaques estão as Salas do Empreendedor de Rio pardo, Teutônia, Santa Clara do Sul e Venâncio Aires.
A entrega das certificações ocorreu na sede da Fecomércio RS, reunindo representantes de prefeituras, lideranças locais e equipes técnicas das Salas do Empreendedor. O reconhecimento integra o ciclo 2025 do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, que analisa anualmente a qualidade dos serviços prestados em diferentes municípios brasileiros, considerando critérios como qualidade do atendimento remoto e digital, gestão, oferta e realização de soluções, ambiente de negócios, infraestrutura, presença digital, cobertura e produtividade.
Com a certificação, as salas ficam reconhecidas como:
Selo Ouro: Venâncio Aires
Selo Bronze: Rio Pardo, Santa Clara do Sul e Teutônia.
A parceria do Sebrae com as instituições de apoio ao empreendedor busca impulsionar o empreendedorismo, fomentar o desenvolvimento econômico nos territórios, apoiar a formalização dos empreendedores e aumentar a longevidade, competitividade e inovação dos pequenos negócios.
A certificação é um marco muito importante para toda a região dos vales, conforme o Analista Territorial do Sebrae RS, Alexandre Schmitt, “o processo de certificação das salas deste ano marca um momento muito importante, pois a partir de agora o reconhecimento é a nível de país. Esta referência nacional reforça e reconhece todo o trabalho que é desenvolvido pelos municípios em prol do fortalecimento econômico e apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, “finaliza.
Com apoio do Sebrae RS, os ambientes juntos às Prefeituras municipais, buscam facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões em que atuam. Os espaços funcionam como pontos de apoio, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo ao empreendedorismo.
Sobre o Selo:
O Selo Sebrae de Referência em Atendimento tem como objetivo reconhecer as boas práticas nas Salas do Empreendedor e entre os parceiros do Sebrae, incentivando a busca contínua por excelência no suporte aos empreendedores e promovendo um ambiente de inovação, qualidade e eficiência. A certificação contribui para que as instituições sejam referência no atendimento ao empreendedor e se consolidem como elos de transformação para o desenvolvimento local.
De acordo com o regulamento do Selo, as Salas do Empreendedor são classificadas, na etapa estadual, nas categorias Bronze (75 a 80,99 pontos), Prata (81 a 89,99 pontos) e Ouro (90 a 100 pontos). Na etapa nacional, apenas as Salas certificadas em Ouro concorrem ao Selo Diamante, conferido àquelas que alcançam 100 pontos, o mais alto patamar de excelência no atendimento ao empreendedor.







