
Santa Cruz do Sul – O vereador Luizinho Ruas (PSB) teve aprovado projeto de lei de sua autoria na última segunda-feira, dia 27, para denominar praça localizada no Loteamento Armborst, no bairro Dona Carlota, de Praça Jacó Antônio Armborst.
Jacó Antônio Armborst nasceu em 3 de novembro de 1922, em Santa Cruz do Sul, sendo filho de imigrante alemão – Antônio Amborst, que chegou ao Brasil em torno de 1910. Jacó foi casado com Elsa Frieda Armborst, com quem teve 14 filhos: Isolde, Isonia (já falecida), Geraldo, Guido (já falecido), Egon, Celita, Rosane (já falecida), Mario (já falecido), Avelino, as gemêas Iria e Siria, Gladis, Luciane e Cenilda.
Por volta do ano de 1945, Jacó comprou as terras onde hoje se localiza o Loteamento Armborst e, ali, juntamente com a esposa Elsa, criaram os filhos. Luizinho destaca que Jacó Antônio era agricultor nato, e na sua propriedade plantava fumo, arroz, milho e também criavam gado, além das criações de porco e galinha.
Jacó Antônio Armborst faleceu no dia 15 de junho de 1989, aos 66 anos, deixando um grande legado de trabalho e dedicação à família. “Por sua importante contribuição no desenvolvimento daquela região da cidade e, do município de Santa Cruz do Sul, nada mais justo do que a comunidade santa-cruzense, reconhecer a importância da vida familiar e comunitária do Jacó Antônio Armborst mediante a denominação de uma praça com o seu nome”, finaliza Luizinho. A família acompanhou a sessão em que o projeto foi aprovado.