Projeto Arte com Reciclagem realiza formatura de 20 alunas

Santa Cruz do Sul (RS) – Na última sexta-feira, 12, o Espaço Coworking Cultural de Santa Cruz do Sul foi palco da formatura de 20 mulheres que completaram o curso gratuito “Arte com Reciclagem”, ministrado pela artista plástica Lili Silva. Ao longo da última semana, as participantes desenvolveram a criatividade e aprenderam como transformar itens que iriam para o lixo, como garrafas pet, vidro, papelão e latas, em arte, através das técnicas de decoupage e porcelana fria.
Durante as 15 horas aulas, para além da técnica, o projeto proporcionou vivências únicas para as participantes. Apesar do receio por ser iniciante, Juliana do Prado Silva, 27 anos, não desistiu de ingressar na oficina e se surpreendeu com os resultados. “Me senti tão inspirada e motivada com as aulas, as colegas e a troca que tínhamos com a professora, aí eu pensei, acho que eu consigo. Estou junto de mulheres fortes aqui, que incentivam umas às outras”, detalhou a participante.

Quando ingressou no projeto, Juliana buscava um hobby, no entanto, descobriu não só uma nova fonte de renda, bem como uma transformação de vida. “A aula me ajudou porque eu tive que conversar com outras pessoas além do meu círculo pessoal, tive que ouvir e começar a tocar, sair da minha zona de conforto, sabe?. Estou me sentindo empolgada e inspirada, já fiz vários planos, conversei com a minha família e acho que vou conseguir vender as minhas coisas, porque é algo que eu gostei de fazer. Tem coisas que eu fiquei anos fazendo e não me deu essa ajuda, talvez era a virada de chave, a transformação que faltava”, celebrou.
Adriana Pinheiro dos Santos, de 48 anos, é funcionária pública e trabalha na área da saúde, mais especificamente com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), e viu na atividade uma chance de aprendizado para ser repassada aos grupos de convivência. “Eu trabalho com grupos de terapia de Lian Gong e teatro, então quando vi a oportunidade logo pensei em aprender para levar isso para os grupos. Quem participa dos grupos de convivência sempre nota uma melhora no convívio social, memória, tem inúmeros benefícios. As terapias, as artes, elas salvam pessoas”, finalizou a servidora.
Antes de realizar a entrega dos certificados, a artista Lili Silva conversou com as participantes sobre empreendedorismo feminino. Em sua fala, ela contou um pouco de sua experiência no ramo do artesanato, as oportunidades que conquistou a partir da área, e instigou as alunas a seguirem em frente com as atividades. “De todos esses anos que eu trabalho com a arte, o meu foco sempre foi o empoderamento feminino e a geração de renda. Às vezes, a pessoa fica procrastinando porque não tem apoio, não tem algo que a impulsione para que ela não fique paralisada diante de situações que acontecem na vida. Temos que desbravar novos caminhos. Não parem por aqui, vamos produzir para vender”, incentivou Lili.
Na entrega de certificados, realizada no período da manhã, o secretário de Cultura, José Cláudio Barbosa dos Santos, o Dinho, falou sobre a importância da realização de projetos como o Arte com Reciclagem. “Gostaria de agradecer a Nelza e a Lili por inscreverem o projeto na Lei Paulo Gustavo. Quem trabalha com cultura sabe que ela é essencial e importante. A cultura é algo mais lúdico, mas acaba passando também pela parte de saúde, de bem-estar e de socialização”, destacou o secretário.
O projeto foi realizado com apoio do Governo Municipal de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT), e contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. A direção artística foi da artista plástica Lili Silva, e a produção cultural foi de Nelza Lau. Mais informações do projeto e das obras produzidas podem ser obtidas no Instagram @artecomreciclagem2024.
