
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão ordinária na noite desta segunda-feira, dia 14, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. A reunião foi conduzida pela presidente Nicole Weber (Podemos) e foram aprovados 18 projetos.
Da ordem do dia foi aprovado projeto de lei que denomina via pública de Rua Dona Inalda, de autoria do vereador Andrei Barboza (PDT). De autoria de Abel Trindade foi aprovado projeto de lei e uma emenda, que dispõem sobre a integração dos sistemas de videomonitoramento das EMEIs e EMEFs com a Central de Monitoramento do município. O único contrário foi o vereador Alberto Heck (PT) com a justificativa de vício de iniciativa.
Ainda de autoria do vereador Andrei Barboza foi aprovado projeto de lei que denomina Praça com nome de Praça Ademir Marcos de Freitas – Neco. Já de autoria do vereador Professor Cleber (União Brasil) foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a divulgação de atendimentos realizados por profissional de saúde em unidades públicas e conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta teve aprovada uma emenda de plenário, adequando a legislação à Lei Geral de Proteção de Dados.
Em regime de urgência foi aprovado projeto de lei para a abertura de crédito suplementar no montante de R$ 1.382.735,50 para custear despesas na Secretaria da Saúde. Também foram aprovados quatro projeto de prorrogação de contrato com servidora gestante. Foi autorizada a contratação de um motorista, 18 técnicos em enfermagem, um auxiliar de saúde bucal, um médico pediatra e um engenheiro eletricista. Ainda foi autorizada a cedência de um trator agrícola para a Associação Gaúcha Pró Escolas Familias Agrícolas.
Informação
O vereador Raul Fritsch (Republicanos) requer informações em relação ao recebimento e devolução pelo município do valor de R$ 4.823.752,69; a quantidade de contêineres coletores de resíduos sólidos. Jéferson Redondo (Republicanos) requer informações sobre a situação dos trabalhos de manutenção da ponte de ferro de Rio Pardinho; a situação das casas habitacionais do Loteamento Santa Maria II.
Jair Eich (PP) requer informações sobre a recuperação da ponte de ferro em Ponte Rio Pardinho. Andrei Barboza (PDT) requer informações sobre as obras na Rua Vasco da Gama. Eduardo Wartchow (Novo) requer informações sobre o protocolo de prevenção e resposta a situações de violência em escolas do município. Alberto Heck (PT) requer informações sobre a arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Jair Eich (PP) indica a instalação de uma parada de ônibus envidraçada na Rua Jacarandá; a manutenção da Rua Tarumã. Gerson Vargas (PP) requer o recolhimento de entulhos e limpeza de galhos em área verde da Rua Ari Vibaldo de Freitas, a colocação de uma travessia elevada na Rua Senador Pinheiro Machado, a colocação de uma faixa de segurança na Rua Júlio de Castilhos, a colocação de meio-fio na Av. Leo Kraether.
Raul Hermes (PL) requer a recuperação do trecho não pavimentado da Rua Irmã Germana Rech, a recuperação da Rua João Arlindo da Luz, a execução de melhorias na estrutura da praça do Bairro Senai, a instalação de cobertura no pátio da Escola de Educação Infantil Bem-Me-Quer, a construção de rótula de acesso ao Condomínio Residencial Figueiras, localizado na Avenida Léo Kraether
Ilário Keller (PP) requer a implantação de uma praça na Av. Por do Sol em Linha Santa Cruz. O vereador Raul Fritsch (Republicanos) requer o conserto na parada de ônibus na rua Acesso Rubem Guilherme Kaempf, a realização de operação tapa-buracos na Cohab/Independência. O Professor Cleber (União Brasil) indica a instalação de quebra-molas na Rua Oscar Hugo Martin, a execução de melhorias no pavimento da rua Dona Carlota.
Edson Sortica (PL) requer a mudança do nome da rua, constante na placa de identificação, de “Rua Padre Inácio Edite’’ para “Rua Padre Inácio Eidt’’, a revitalização e limpeza na pracinha localizada na Avenida dos Cristais, a execução de melhorias na estrada após o término do asfaltamento na Avenida dos Cristais, a execução de melhorias na estrada da Travessa Kurtz, em Linha Nova.
Licério Agnes (PSDB) requer a execução de melhorias na infraestrutura da Rua Ivoti, a melhorias em acesso da Rua Coronel Oscar Rafael Jost, o conserto em boca de lobo da Rua Rio Branco.
Andrei Barboza (PDT) indica a eliminação de lombadas na Rua do Moinho, a revitalização da esquina das ruas Moinho e Olinda, a troca de placa de indicação da Rua do Moinho e da Rua Olinda, a pavimentação das ruas nas imediações do Cemitério Guarda de Deus, a instalação de um poste de luz na localidade de Rincão dos Oliveiras.
Luizinho Ruas (PSB) indica a instalação de suporte para lâmpadas em postes de luz na Cohab, a instalação de uma boca de lobo na Rua João Fuller, o conserto da calçada da Rua Conselheiro Simões Pires, a execução de melhorias em paradas de ônibus da Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann. Jeferson Redondo (Republicanos) requer a troca de lâmpadas na Rua Tom Jobim.
Alberto Heck (PT) requer consertos na pavimentação das esquinas das ruas São Sebastião e Dr. Arthur Germano Fett com a Rua São Roque. Eduardo Wartchow (Novo) indica o recapeamento da Rua Vitor Frederico Baumhardt. Abel Trindade (PL) requer a remoção de galhos na Rua Doutor Pedro Eggler, a remoção de galhos na Rua Presidente Prudente de Moraes, a execução de melhorias no calçamento e instalação de bueiros na Rua Santo Antônio, a substituição de lâmpadas queimadas na Avenida Melvin Jones, a manutenção e eliminação de buraco na Rua 7 de Setembro, a realização de obras de reparo na Rua Dona Carlota.