Vale do Rio Pardo apresenta roteiros regionais em congresso internacional
Evento ocorrerá de 7 a 9 de maio na Universidade Federal de Santa Maria, com a participação da Aturvarp e associados

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) participa, a partir desta quarta-feira, 7, do 13º Congresso Internacional Sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (Citurdes), que ocorre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No evento, reconhecido pelo destaque ao turismo rural, empreendedores de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol apresentarão cases de sucesso.
Segundo a turismóloga e assessora técnica da Aturvarp, Claudiana Y Castro, o Citurdes é um dos maiores eventos internacionais do segmento do turismo rural. “Quando pensamos em evento técnico e de relevância para o turismo rural não podemos deixar de lado o Congresso de Santa Maria, pois ele é o principal evento desta ramificação. A região estará apresentando produtos, serviços e ofertas de roteiro. Entre eles teremos o Cantos e Encantos Rurais de Santa Cruz do Sul, o Turismo Rural no Nosso Galpão, do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, e a diversificação dos empreendimentos do município de Vale do Sol”, confirma.



Claudiana explica que o Citurdes, em sua 13ª edição, consolida-se como um evento que reúne palestrantes, pesquisadores e empreendedores do meio rural, tanto do Brasil quanto do exterior. “Estaremos representados neste congresso que une conhecimento, discussão e inovação sobre o turismo rural, uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento do setor do turismo no Vale do Rio Pardo”, justifica. O 13º Citurdes ocorre de quarta-feira, 7, até sexta-feira, 9 de maio, na UFSM, em Santa Maria.
O presidente da Aturvarp Djalmar Ernani Marquardt revela que a presença do Vale do Rio Pardo no congresso é de extrema importância para amplificar as ações de visibilidade e promoção do turismo rural regional, contemplando uma das principais propostas da entidade, por meio do reconhecimento da marca e da qualidade dos destinos e atrações turísticas locais. “Para nós é uma grande oportunidade. O poder agregador deste evento internacional faz com que os empreendimentos que irão apresentar as suas histórias vitoriosas na mostra terão a oportunidade de criar um forte vínculo com um público diferenciado. É fundamental a participação da ATURVARP nesta programação”, avalia.


Expocande promove o turismo regional
Durante a realização da 11ª Exposição Industrial, Comercial, de Serviços e Agronegócios de Candelária (Expocande), que ocorreu entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, em Candelária, o estande da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) em parceria com a ATURVARP e a Prefeitura Municipal de Candelária, transformou-se em uma janela para o turismo no Vale do Rio Pardo. Mais de 45 mil pessoas visitaram a feira e tiveram contato com empreendedores, agências de turismo receptivo e atrações diversificadas da região. “Foi uma feira importante, que consolidou o retorno dos grandes eventos ao município após os eventos climáticos do ano passado, justamente no ano do centenário de Candelária. O município está de parabéns pela organização”, reforça o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt.

