SindsegRS celebra seus 130 anos de contribuição para a sociedade gaúcha
Entidade das seguradoras do Rio Grande do Sul teve papel decisivo na fundação do serviço de combate a incêndios na capital gaúcha, em 1895

Celebrando 130 anos de atuação no Estado, o SindsegRS (Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul) destaca com orgulho sua participação na história do povo gaúcho. O sindicato é o mais antigo da categoria no Brasil, e seu surgimento está profundamente ligado à criação do primeiro Corpo de Bombeiros de Porto Alegre. A iniciativa, articulada ainda no século XIX pelas principais companhias seguradoras da época, deu origem ao embrião do atual serviço de combate a incêndios da capital gaúcha.
Em um período de crescimento urbano e aumento do risco de incêndios, a cidade carecia de um serviço estruturado de atendimento a emergências. Foi então que, em abril de 1894, um grupo de agentes das seguradoras formou uma comissão para organizar uma força profissional de bombeiros. Poucos meses depois, em 1º de março de 1895, nasceu oficialmente a Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, com financiamento coletivo do setor de seguros, da Intendência Municipal e da iniciativa privada.

A criação da companhia de bombeiros foi concomitante com a fundação do então Comitê Mixto Rio-Grandense de Companhias de Seguros, entidade que viria a se transformar, décadas depois, no atual SindsegRS. A corporação, inicialmente formada por 17 bombeiros, conhecidos como os “soldados do fogo”, foi instaurada na esquina da avenida Mauá, com a rua Dr. Flores. Essa atuação conjunta reflete um modelo pioneiro de parceria entre o setor privado e o poder público, que marcou a história da proteção à vida e ao patrimônio em Porto Alegre.
O Comitê era “misto” em função da presença de companhias estrangeiras – que, aliás, eram maioria, em razão do transporte de mercadorias provindas do exterior. A primeira denominação perdurou até 1929, quando modificou para Comitê Riograndense de Seguros. Cinco anos depois, mudou-se novamente a razão social, passando a chamar- se Sindicato dos Seguradores do Rio Grande do Sul.
A ligação do Comitê com o Corpo de Bombeiros de Porto Alegre só se encerrou em junho de 1935, quando o General Flores da Cunha, interventor do governo do Estado, assinou o decreto transferindo o Corpo de Bombeiros Particular de Porto Alegre à Brigada Militar. “Nosso compromisso com a prevenção e segurança vem há mais de um século”, afirma Ederson Daronco, Presidente do Sindsegrs.

Continuidade nas ações no século XXI
Desde então, o sindicato reforçou sua presença, representando cada vez mais, os legítimos interesses do mercado segurador tendo sempre como foco o desenvolvimento do nosso País, da nossa economia e do nosso segmento.
O SindsegRS liderou importantes iniciativas institucionais no setor, como a criação do primeiro Museu do Seguro do Brasil, voltado à preservação da memória e difusão da história do seguro no Estado. Também esteve à frente de campanhas contra fraudes no setor, promovendo a ética e a transparência, temas que estão em destaque no mundo corporativo.
Além disso, ao longo dos anos, engajou-se em diversas ações sociais e educativas, incentivando a mobilização do mercado segurador por meio da arrecadação de alimentos, brinquedos, agasalhos e livros, beneficiando dezenas de entidades assistenciais e comunidades carentes do Rio Grande do Sul. Também presta apoio incessante ao projeto Vida Urgente, que visa conscientizar sobre os perigos do trânsito.
Durante a pandemia de Covid-19, o setor demonstrou resiliência e, com a mediação do sindicato, as seguradoras atuaram com agilidade na liberação de recursos essenciais. Já diante das enchentes de maio de 2024, o mercado segurador indenizou mais de R$ 6 bilhões em sinistros e promoveu ações de esclarecimento à população. O SindsegRS também se engajou em campanhas de ajuda as instituições beneficentes e realizou, em conjunto com outras entidades do segmento, doações para comunidades afetadas em diversas cidades gaúchas, reafirmando seu compromisso com a ética, a cidadania e o fortalecimento do setor.
“Estamos ao lado da população gaúcha há 130 anos, e é motivo de grande orgulho ser presidente do sindicato no ano em que atingimos esse marco significativo. O mercado segurador gaúcho orgulha-se de ter participação direta na origem do Corpo de Bombeiros na capital. Essa é uma das páginas mais relevantes da nossa história institucional”, declara Daronco.
Atualmente, o Sindsegrs representa 17 seguradoras associadas e segue contribuindo para o fortalecimento da cultura do seguro no Estado, atuando em áreas como educação securitária, inovação e relacionamento institucional.