Secretário de Turismo do RS vê Santa Cruz como grande indutor do setor na região
Palestrante do Tá na Hora, Ronaldo Santini debateu os desafios do turismo regional com empresários e lideranças no encontro promovido pela ACI

O desenvolvimento do turismo regional foi o tema em debate na edição de agosto da reunião-almoço Tá na Hora. O evento promovido pela Associação Comercial Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, nesta terça-feira (12), trouxe ao município o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini. Para uma plateia de empresários, políticos e autoridades da região, reunidos no Hotel Águas Claras, Santini mostrou que o vale do Rio Pardo já apresenta todas as condições para consolidar o turismo regional, “o que é preciso é conectar esses destinos e Santa Cruz do Sul tem um papel importante como um grande indutor deste processo”, afirma.
O Secretário destacou a excelência dos “produtos turísticos” do município, como a Oktoberfest, o autódromo internacional, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), além da posição de polo econômico na região, fundamentada na força da indústria do tabaco. Citou também a referência nas áreas de educação, conquistada pela atuação da Universidade de Santa Cruz (UNISC), e de saúde no âmbito do Estado, por conta dos serviços especializados oferecidos pelos hospitais locais. “O que temos hoje em Santa Cruz é a excelência de produtos locais que podem ser ofertados associados com os produtos de outros municípios para consolidar roteiros turísticos regionais”.
A integração de Santa Cruz com o município de Candelária, por exemplo, hoje uma referência no cenário nacional e internacional pela qualidade dos azeites de oliva produzidos, é vista por Santini como um roteiro que tem grande potencial turístico de atrair visitantes.
A falta de infraestrutura, especialmente com relação às estradas para acessar o município, não deve ser encarada com uma barreira à viabilização desse processo. Conforme o Secretário, não é uma verdade absoluta a necessidade de trabalhar a infraestrutura antes para depois desenvolver o turismo. “Quando a excelência do produto consegue ocupar um lugar de destaque, promove-se o destino sem nenhum problema, mesmo se o acesso não estiver devidamente adequado”. Contudo, destaca a importância de o Estado fazer a sua parte, provendo a infraestrutura necessária e também a promoção do destino turístico.

Disruptura – Encarar o turismo não somente como uma atividade de lazer amplia as possibilidades de explorar as potencialidades deste setor. As características socioeconômicas de Santa Cruz do Sul, sua infraestrutura e localização privilegiada no Estado, permitem outras formas de turismo, como o de negócios, de saúde, de educação, exemplifica. Conforme o Secretário, o turismo tem características de permanência na região que precisam ser estimuladas de forma que a retenção dele se torne mais longa. “Temos grandes indutores de turismo que estão trabalhando na região, mas que não estão conectados”.
Mudar esse cenário, avalia, passa primeiro pelo entendimento da comunidade, que precisa estar disposta a mudar sua rotina para receber os turistas, do envolvimento do governo municipal, para dar suporte às ações necessárias, e do setor privado, que precisa se qualificar e preparar para receber o turista.
Polo cervejeiro
O projeto da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de criação de um polo cervejeiro, com foco nas cervejarias artesanais, é visto por Santini como promissor. Dentro das características que já existem hoje no município com realização da Oktoberfest, o secretário avalia que ter um produto exclusivo e diferenciado associado a esse evento, que pode ser incluído em um roteiro turístico, inclusive o próprio processo de produção da cerveja, é uma “grande sacada”.
Informou que governo municipal já está trabalhando na infraestrutura do projeto e que o governo estadual deve apoiar a iniciativa.
O evento contou a participação especial das soberanas da 40ª Oktberfest. A nova corte, eleita no último sábado, foi apresentada na abertura do encontro.
O Tá na Hora tem o patrocínio do Banrisul, BRDE, BAT, Gazeta Grupo de Comunicações, JTI, Philip Morris Brasil, Sicredi, Unimed, UNISC e Universal Leaf.