Projeto Comunica lança documentário, revista impressa e formação online gratuita

O Projeto Comunica – Potencializando Culturas Locais chega à sua etapa final em Porto Alegre com um evento de encerramento que será realizado no dia 25 de setembro, na Travessa Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, às 19 horas, em atividade aberta ao público. O encontro marcará a formação de empreendedores culturais, líderes comunitários e agentes das culturas populares e celebrará os resultados alcançados ao longo dos últimos meses.
A programação traz o lançamento do documentário produzido pelos participantes “Mel, Dendê e Palavra”, que retrata a trajetória de Fátima Farias, poetisa, escritora e articuladora cultural reconhecida por sua intensa atuação em projetos, eventos e espaços culturais populares da cidade. Além disso, haverá a distribuição de 1.500 exemplares da revista impressa criada coletivamente durante as oficinas e que reúne conteúdos, reflexões e registros do percurso criativo. Essas produções pretendem dar visibilidade às trajetórias pessoais e coletivas dos participantes e valorizar a diversidade cultural presente nos territórios periféricos da capital gaúcha.
Desenvolvido pela Associação Cultural Nonada Jornalismo, o projeto ofereceu, em julho, uma trilha formativa com nove oficinas presenciais que abordaram temas como oralidade e ancestralidade, diversidade e direitos humanos, produção cultural, audiovisual e escrita de narrativas pessoais. Cada participante, selecionado por meio de formulário, também recebeu uma bolsa-auxílio como forma de incentivo e inclusão.

“O Comunica significa um marco para a história da Nonada porque conseguimos unir comunicação e cultura em uma metodologia que promove transformação social e cria redes de afeto entre os participantes. O evento de encerramento é uma forma de devolver à comunidade os resultados construídos coletivamente”, afirma Rafael Gloria, diretor da Nonada Jornalismo.
Após impactar mais de 1.200 pessoas em sua primeira edição, realizada em Campinas (SP) em 2023, o Comunica ampliou seu alcance em Porto Alegre com o objetivo de beneficiar diretamente mais de 3 mil pessoas, além de alcançar nacionalmente 2.500 interessados por meio da oficina online.
Formação online será gratuita
Como ação complementar, nos dias 7 e 9 de outubro, das 19h às 21h, será realizada a oficina “Potencializando Projetos Culturais e Conquistando Investidores”, com transmissão online pelo canal do YouTube do Nonada Jornalismo. A formação, conduzida por Luciana Tondo e Francielle Daltrozo, sócias da Amora Produções Culturais, é voltada a artistas, produtores e organizações culturais de todo o país interessados em estruturar, inscrever e viabilizar projetos por meio das Leis de Incentivo.
Com um formato prático, a oficina abordará desde os fundamentos da legislação até a elaboração de propostas, planilhas orçamentárias, apresentações para empresas e estratégias de captação de recursos. Também serão discutidas práticas de sustentabilidade e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conceitos de ESG e ações para fidelização de patrocinadores, elementos que ampliam a relevância e o impacto social e cultural dos projetos.
A Amora Produções Culturais, referência no setor, acumula experiência com 44 projetos realizados, 55 patrocinadores conquistados, atuação em 61 cidades e mais de 10 mil pessoas alcançadas, movimentando cerca de R$6,5 milhões via Leis de Incentivo. “Acreditamos que projetos culturais bem estruturados têm o poder de transformar realidades e gerar impacto. Pretendemos oferecer um conteúdo completo com ferramentas acessíveis para que artistas e produtores transformem suas ideias em projetos sólidos, com real potencial de impacto cultural”, destaca Luciana Tondo, sócia da Amora Produções Culturais.

A meta é capacitar cerca de 2.500 participantes e oferecer ferramentas concretas para transformar ideias culturais em projetos viáveis e atrativos. A participação é gratuita e o acesso ao conteúdo virtual será disponibilizado por link de transmissão: https://www.youtube.com/@NonadaJor.
O projeto conta com a coordenação geral do Nonada Jornalismo, produção executiva da Amora Produções Culturais, apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio do RS Criativo e da Casa de Cultura Mario Quintana, patrocínio da Coca-Cola FEMSA, e realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura com Pronac 230551 – Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
SERVIÇO
Projeto Comunica – Potencializando Culturas Locais | evento de encerramento
Quando: 25 de setembro, às 19h
Onde: Travessa dos Cataventos na Casa de Cultura Mario Quintana – R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre
Para saber mais e acompanhar o projeto, acesse @nonadajornalismo e @amoraproducoesculturais.
Sobre a Associação Cultural Nonada Jornalismo
Organização sem fins lucrativos que articula cultura e jornalismo como pilares para a transformação social. Com sede em Porto Alegre/RS, desde 2010 atua sobre diversas vozes que formam a cultura brasileira, com enfoque em projetos culturais e reportagens sobre processos artísticos, políticas culturais, comunidades tradicionais, culturas populares, entre outros. Entre os projetos realizados estão o Sons do Sul – uma cartografia linguística e a Revista Nonada, financiada através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo e Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/20. Através deste material, o Nonada recebeu o Prêmio Associação Rio-Grandense de Jornalismo 2021, na categoria planejamento gráfico. Desde o ano de 2016 oferecem cursos na área da comunicação cultural.
Sobre a Amora Produções Culturais
Fundada em 2012 na cidade de Porto Alegre, e desde então, atua na gestão de projetos culturais via editais e leis de incentivo. Dentre os principais trabalhos já realizados destacam-se a Produção Executiva do projeto Bibi: Biblioteca Itinerante (várias cidades 2023-2025), Produção Executiva do projeto Blitz da Alegria (várias cidades, 2022-2025), Produção executiva do projeto A Arte de Bordar (várias cidades, 2022–2025) e Culturatech (Esteio e Novo Hamburgo – 2025).