Rio Grande do SulVariedades

Parceria entre Excelsior Alimentos e Unisc coloca a empresa gaúcha entre as mais inovadoras do Sul do país

Indústria de alimentos ingressou no ranking que elegeu as principais iniciativas com foco na geração de valor e transformação relevante nos negócios

A Excelsior Alimentos está entre as empresas mais inovadoras do Sul do país. A lista com o ranking das Campeãs em Inovação, do Grupo Amanhã em parceria com o IXL-Center, foi apresentada nesta quinta-feira (24), em evento no HotMilk, parque tecnológico da PUCPR, em Curitiba. A empresa foi reconhecida pelo case de lançamento do Presunto Origens, resultado de desenvolvimento colaborativo entre a Excelsior e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Com o conceito “o sabor do Rio Grande dentro da tua casa”, o produto tem como diferencial defumação por lenha de laranjeira, uma criação conjunta do food lab da Excelsior, do Parque Científico e Tecnológico Regional (Tecnounisc) e do curso de gastronomia da universidade, idealizado em homenagem ao sabor da cozinha gaúcha, resgatando a tradição do churrasco assado com lenhas frutíferas.

O ranking, considerado pioneiro no jornalismo econômico brasileiro, listou 80 empresas como as mais inovadoras em um universo de aproximadamente 300 cases inscritos. A indústria de alimentos gaúcha ficou com a 77ª posição, sendo a terceira colocada do setor de Alimentos e Bebidas. “É preciso ter verdade na inovação de um produto. Nesse sentido, o Presunto Origens nasceu da ideia em homenagear o Rio Grande do Sul e fortalecer a percepção da empresa como marca gaúcha. Realizamos rodadas de ideação internas com a universidade, entrevistas com clientes e consumidores com o objetivo de encontrar o diferencial do produto. Conseguimos alcançar o resultado final com boa percepção do mercado e já estamos com novos planos para a receita”, explica e antecipa Paula Fengler, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação, Nutrição e Alimentos e Gestão de Projetos da Excelsior Alimentos.

A pesquisa Campeãs da Inovação utiliza o Innovation Management Index, metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), aplicada pelo IXL-Center de Cambridge (EUA). O Gimi é uma organização internacional que desenvolve competências em gestão da inovação por meio de padrões e certificações globais. A avaliação considera cinco pilares: Cultura, Organização, Processos, Recursos e Estratégia, analisando a capacidade de transformar ideias em resultados concretos. 

A pesquisa premiou, ainda, categorias especiais que contemplaram Cooperativas, Entidades de Ensino e Pesquisa, Estatais, Startups e Parques Tecnológicos.

Artigos relacionados