Livro Dormir é um ato revolucionário propõe potencializar a energia e a produtividade

Negar o descanso é assinar, em silêncio, o fim da saúde física, mental e emocional. Com esta convicção, o cirurgião-dentista e especialista em distúrbios do sono, Cesar Gründling, lançou oficialmente, na noite desta terça-feira, 23, na Iluminura, em Santa Cruz do Sul, o livro Dormir é um ato revolucionário. Em 192 páginas, o autor apresenta os argumentos para resgatar o valor do descanso, inverter a lógica da “sociedade da exaustão” e oferecer estratégias para potencializar a energia e a produtividade do leitor.
Publicado pelo selo Autoridade, da Editora Gente, o livro apresenta uma sólida fundamentação científica sobre os riscos da privação de sono e seus impactos na produtividade, no metabolismo e no equilíbrio emocional. Além disso, apresenta técnicas de mindfulness e o método Alta Performance do Sono, que combinam neurociência e práticas acessíveis de relaxamento. Também oferece insights para eliminar os “inimigos do sono” e adotar hábitos que garantam um descanso reparador. Por fim, propõe reflexões sobre como um sono de qualidade pode influenciar positivamente decisões, criatividade e bem-estar geral.
“Estar exausto virou algo tão comum que já parece fazer parte de quem somos. A sociedade da exaustão nos ensina que dormir é perda de tempo, que desacelerar é sinal de fraqueza e que o valor de uma pessoa está atrelado à produtividade. Mas qual é o custo real dessa crença? Doenças crônicas, carga emocional elevada, relações fragilizadas e uma mente sobrecarregada são o preço silencioso que pagamos por viver sem o devido descanso”, enfatiza o autor na descrição da obra.
Com mais de 25 anos dedicados ao estudo do sono e seus impactos na saúde, Cesar Gründling é santa-cruzense e mestre em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e especialista em Distúrbios do Sono em Odontologia, Pós-graduado em Neurociência, Mindfulness e Psicologia Positiva. Professor e palestrante reconhecido por integrar neurociência, saúde emocional e performance humana, acredita que dormir bem não é luxo e sim um ato de coragem. “É preciso reavaliar as escolhas diárias e compreender como o sono, o foco e alimentação moldam a nossa vida e as nossas decisões”, enfatiza.