RegionalVariedades

Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc participa de conferência internacional

O evento, sediado no histórico Auditorium della Tecnica, reuniu os maiores especialistas mundiais em espectroscopia no infravermelho próximo (NIR)

O Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou da 22ª edição da International Conference on Near Infrared Spectroscopy – NIR2025, realizada de 8 a 12 de junho, em Roma, Itália. O evento, sediado no histórico Auditorium della Tecnica, reuniu os maiores especialistas mundiais em espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), sob o lema Light Through Centuries. 

Representando a Unisc, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa, apresentou dois trabalhos científicos desenvolvidos junto aos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) e em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI). São eles “Cleaner analytical methodology for quantifying active clay in foundry sand using near-infrared spectroscopy”, de Adilson Ben da Costa, Amanda Carolina Baioto, Natalia Quoos, Eduarda Luedtke de Avelar, José Guilherme Abich e Rosana Schneider; e “Direct determination of texture in soil using benchtop and portable near infrared spectroscopy using PLS1 and PLS2 regression models”, de Adilson Ben da Costa, Gilson Augusto Helfer, Jocelene Soarez e Marco Flores Ferrão.

“Esses trabalhos demonstram o compromisso da Unisc com a ciência aplicada, a inovação tecnológica e os princípios da química verde, destacando a relevância da quimiometria na análise ambiental e industrial. O Grupo de Pesquisa agradece o apoio institucional e os investimentos em ciência e tecnologia fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas apresentadas e para a participação no evento”, diz Adilson.

A Conferência é um evento bienal que teve sua primeira edição em 1987 e, desde então, consolidou-se como uma das principais conferências mundiais na área de espectroscopia no infravermelho próximo. Organizada com o apoio do International Council for Near Infrared Spectroscopy (ICNIRS) e de diversas sociedades científicas nacionais e internacionais, a conferência reúne os mais relevantes grupos de pesquisa da área, além de contar com a participação ativa de empresas líderes no desenvolvimento de tecnologias baseadas em NIR. Os anais do congresso são amplamente reconhecidos como referência científica, reunindo trabalhos de alto impacto técnico e acadêmico, que contribuem significativamente para os avanços nas aplicações da espectroscopia NIR em diversos setores.

Saiba mais

NIRS é uma técnica analítica que utiliza a região do infravermelho próximo do espectro eletromagnético para analisar a composição e propriedades de materiais, incluindo amostras orgânicas e algumas inorgânicas.   Possui diversas aplicações em diferentes campos, incluindo no controle de qualidade (utilizada para analisar a qualidade de grãos, alimentos, produtos farmacêuticos e outros materiais, medindo teores de proteína, óleo, umidade, etc.); monitoramento da saúde; análise de materiais; detecção remota (pode ser usada para análise de materiais a distância, sendo uma ferramenta útil em aplicações ambientais e industriais.)

Fonte
Assessoria de Imprensa/Setor de Marketing e Comunicação da UniscFoto: Divulgação

Artigos relacionados