CAPARegionalVariedades

Festival da Bolacha de Natal abre na noite desta sexta-feira

Programação vai até domingo (14), junto à Praça do Monumento do Imigrante, em Sinimbu

Sinimbu dá início nesta sexta-feira (12), à programação do 2º Festival da Bolacha de Natal, evento promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu – Cacis, e que se concentra na Praça do Monumento ao Imigrante. Além de perpetuar a tradição do doce natalino, produzido artesanalmente por muitas famílias, a festividade, que encerra no domingo (14), está recheada de atrações culturais para entreter o público. O acesso é gratuito.

A programação inicia às 18 horas, com a Feira de Gastronomia e Artesanato, com 20 expositores, além de brinquedos para a criançada. A abertura oficial ocorre às 19 horas, seguida pela chegada do Papai Noel, às 19h40min. A atração do primeiro dia foca por conta do show de Natal com Thaina e Thairine, a Família Azzolini.

No sábado (13), a partir do meio-dia o festival recomeça com a Feira de Gastronomia e Artesanato, além dos brinquedos. Para quem quiser aprender a decorar as bolachas de Natal, uma oficina será ofertada a partir das 14 horas. Depois, o teatro Luz e Cena apresenta o espetáculo “Brincando de Natal”, às 15 horas. A atração musical vem com a Banda Pandora, às 16h40min. Entre 17h30min e 19h30min, o Bom Velhinho circula pela programação, que culmina com show de patinação da X-lise Sinimbu, em prol da Escola Nossa Senhora da Glória.

Para encerrar o 2º Festival da Bolacha de Natal, o domingo (14) reserva ainda mais momentos culturais. Depois da abertura da Feira de Gastronomia e Artesanato, ao meio-dia, e de mais umaoficina de decoração de bolachas, a partir das 14h30min, a agenda prevê a apresentação da Banda Municipal de Sinimbu, às 15 horas, apresentação cultural às 16 horas com a banda do 7º BIB, e o grupo The All Pargatas, às 17h30min. Entre 17 e 19 horas, o Papai Noel marca presença e deve contagiar o público para o clima festivo de Natal.

O evento realizado pela Cacis conta com o financiamento Pró-Cultura – Secretaria de Estado da Cultura, e também contou com atividades artísticas realizadas nas escolas, envolvendo a comunidade local para a festividade.

Como começou – Foi em 2024, quando Sinimbu viveu um dos capítulos mais desafiadores de sua história, com a enchente que devastou o município, que nasceu no meio da reconstrução um sentimento capaz de reacender a esperança, fortalecer laços e transformar tristeza em união.  O resgate de receitas antigas e tradicionais, que atravessam gerações, motivou a criação do evento que celebra a união, o amor e a família na época natalina. Voluntários, comerciantes, artesãos e confeiteiras colocaram a “mão na massa” e fizeram o 1º Festival da Bolacha de Natal acontecer, movimentando o comércio e reafirmando a identidade local.

Fonte
Four Comunicação

Artigos relacionados