CAPARegionalVariedades

Estudantes constroem conhecimento coletivo sobre desmatamento e preservação ambiental

1º Fórum de Lideranças das Cooperativas Escolares integrou aprendizagem, troca de ideias, pesquisas escolares e ação prática de plantio de mudas

Com as belezas naturais do interior como cenário, estudantes e professores participaram do 1º Fórum de Lideranças das Cooperativas Escolares, realizado pela Sicredi Vale do Rio Pardo. O evento aconteceu na última quarta-feira, 24, na Pousada Camponesa, em Santa Cruz do Sul. O fórum abordou o tema desmatamento, que surgiu a partir de pesquisas dos alunos sobre os problemas ambientais mais relevantes para a região. A iniciativa ainda contou com o plantio de mudas no Bosque do Bicentenário, em Linha Santa Cruz.

Para dar início ao fórum, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, falou sobre o compromisso da cooperativa na preservação ambiental. “Precisamos ter consciência que nossos antepassados nos deixaram um legado e temos, agora, que agir na mesma lógica e pensar nas gerações que nos sucederão. Neste sentido, nosso principal foco é exatamente através de um de nossos princípios, a educação, integrando aprendizagem, conhecimento e prática”, destacou ele. Petry ainda reforçou a importância do evento. “Um legado que se constrói com parcerias e colaboração das escolas, professores e alunos e outras organizações parceiras com propósito alinhado em promover a prosperidade em ambiente sustentável. É construir junto, evoluir em aprendizado, e transformar em prática no meio onde a gente vive”, completou.

De forma online, a analista de Sustentabilidade da Confederação Sicredi, Vitória Bissigo da Silva, contribuiu com o evento por meio de reflexões sobre responsabilidade com o meio ambiente e ações das cooperativas escolares para melhorar o planeta. Na sequência, a estudante de Encruzilhada do Sul, Olívia Duarte Rocha, de 10 anos, apresentou a música autoral “Vem Criança”, que aborda a infância e a preservação da natureza.

A representante da Fundação Para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), Débora Leonhardt da Silva, fez a introdução à temática do fórum ao falar sobre desmatamento e seus problemas, importância das árvores e ações individuais e coletivas para um meio ambiente equilibrado. O presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Paulo Trinks, dialogou sobre o Bosque do Bicentenário. Já o coordenador pedagógico do Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), José Leon Macedo Fernandes, ensinou sobre o plantio de árvores.

O fórum foi o primeiro evento consciente com Selo Eco, organizado pela Toca Socioambiental. No local foram colocadas estações de coleta seletiva, em que os resíduos gerados já têm destinação correta, com foco na redução, reutilização e reciclagem. Além do apoio das assessorias pedagógicas do Programa Cooperativas Escolares, a iniciativa ainda contou com a parceria da Fupasc, Amorlisc, Afubra e Efasc.

Pesquisas – As pesquisas das cooperativas escolares sobre os problemas ambientais mais relevantes para a região tiveram início em abril deste ano, durante o evento Oficinas de Cargos. A missão era conectar o assunto ao tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, que integra o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No fórum, os estudantes compartilharam os levantamentos e trocaram ideias de como a intercooperação pode gerar impacto local e global em prol de um futuro mais sustentável.

Plantio – Para simbolizar o compromisso das novas gerações em cuidar da comunidade e do futuro, os estudantes realizaram o plantio de árvores no Bosque do Bicentenário, em Linha Santa Cruz. No total, foram plantadas 40 mudas, de 12 espécies. Cada cooperativa escolar levou uma muda de pitangueira para plantar em suas comunidades.

       A estudante Maiquéle Schoeninger, 18 anos, presidente da Cooperativa Escolar Mar de Sonhos, da Escola Sebastião Jubal Junqueira, de Venâncio Aires, ressaltou que foi um dia de muita aprendizagem. “Agregou muito para nós estudantes, jovens, que temos o compromisso de trazer um amanhã melhor para o mundo e fica para nós esta missão de mudar os nossos hábitos, a nossa rotina e fazer coisas melhores não somente para nós, mas para o mundo”, concluiu.

     A primeira edição do fórum uniu conhecimento, reflexão e ação concreta, conectando jovens líderes cooperativistas ao protagonismo na preservação ambiental. “A iniciativa fortaleceu o papel das cooperativas escolares em formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro sustentável”, finalizou a assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes.

Fonte
Foto: Francisco FrantzAssessoria de Imprensa da Sicredi Vale do Rio Pardo

Artigos relacionados