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ESG Experience: Evento compartilhou boas práticas com foco na sustentabilidade

A terceira edição do ESG Experience, realizada na última quinta-feira (21), em Santa Cruz do Sul, confirmou o protagonismo do evento no cenário da sustentabilidade no interior do Estado. Com foco em temas atuais da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), palestrantes do circuito nacional e casos de empresas com atuação local e global, o encontro promovido pela Associação Comercial Industrial (ACI) do município e a Universidade de Santa Cruz, reuniu mais de 150 participantes, no auditório do Memorial da UNISC.

Na palestra de abertura, pela manhã, o Diretor Executivo de Agro e Coordenador de Inteligência e Experiência do Cliente (CIEX) na Seara, José Antônio Ribas Júnior, propôs uma provocação sobre o espaço que o Brasil tem para ser protagonista mundial na produção de alimentos de alta qualidade e sustentáveis. Afirmou que por conta de dificuldades e da forma como alguns temas são conduzidos internamente, o País se senta no banco dos réus, quando deveria estar liderando o debate global.

“Hoje, somos 8 bilhões de pessoas no mundo. Destas, 1 bilhão passa fome. Até 2050, seremos 10 bilhões, no mesmo planeta. Como alimentar todo mundo? ”A resposta, segundo ele, está na ciência, na inovação e na sustentabilidade. Ribas destaca que o Brasil pode liderar essa transformação, mas para isso precisa resolver suas dificuldades estruturais.

O primeiro grande desafio é melhorar a comunicação. “O Brasil não sabe se vender. Temos o hábito de mostrar nossos defeitos ao invés de exaltar nossas virtudes”. A infraestrutura é outra barreira. Sérias deficiências logísticas em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos impactam diretamente na produção e no escoamento dos produtos, assim como a insegurança jurídica. “As regras são mudadas a todo o momento. Isso assusta o investidor”. Conforme o dirigente, estimular o empreendedorismo e construir uma visão de longo prazo são essenciais.

Foco na sustentabilidade – Sobre as práticas de sustentabilidade na Seara, Ribas apresentou exemplos do que está acontecendo, especialmente no setor de alimentos. Cerca de 71% dos produtores de aves e suínos utilizam energia fotovoltaica, que é uma fonte limpa e renovável. Há projetos de biometano, transformando resíduos em biocombustível, assim como a implantação da economia circular, com a reciclagem de papel, plástico e reaproveitamento de materiais dentro das empresas. Também estudos avançados sobre o sequestro de carbono para mitigar impactos ambientais, além de investimentos massivos em ciência e pesquisa para tornar a produção cada vez mais sustentável. “Essas práticas já são realidade no grupo. E o mais importante: não é uma meta com fim, é uma jornada contínua”.

Aline Locks. Foto: Rodrigo Assmann

Ainda pela manhã, as empresas BAT Brasil e Peterson Solutions apresentaram seus cases de sustentabilidade na área do agro voltados ao tabaco. Destaque para a apresentação da CEO e cofundadora da Produzindo Certo, Aline Locks. Engenheira Ambiental, de 2007 a 2019 esteve na ONG Aliança da Terra com a missão de conectar dois mundos: conservação ambiental e produção rural.

Destacada pela revista Dinheiro Rural como liderança do agronegócio na categoria ESG, e considerada uma das inovadoras pelo clima pela Época Negócios, Aline falou sobre o programa RegIA, que é um consórcio de agricultura regenerativa que por meio de alianças estratégicas, está regenerando solos, ampliando impacto e criando valor compartilhado no campo. Uma solução que mudou a maneira como mais de oito milhões de hectares de terras são gerenciados, através da integração de boas práticas agrícolas com respeito a pessoas e recursos naturais, no Brasil e em outros três países na América Latina.

“Além das empresas, temos a pesquisa e a ciência orientativa. Há um conjunto de assistência técnica em sustentabilidade e em práticas regenerativas para dar suporte a esse produtor”, ressaltou.

A programação da manhã se encerrou com o painel da empresa Toca Socioambiental, que trouxe casos de alto impacto na redução de resíduos em eventos, focados na meta lixo zero.

Ambiental, Social e Governança

A parte da tarde foi dedicada às ações nas áreas ambiental, social e de governança. No painel ambiental, as empresas Philip Morris Brasil, China Brasil Tabacos, Sulpel Soluções Ambientais. Solled Energia/WG Energia compartilharam suas experiências na aplicação do ESG.

No campo social e de governança, a Fundação de Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (FUPASC) apresentou o uso da ferramenta matriz da materialidade na construção do relatório de sustentabilidade da organização. Já a JTI abordou as ações da empresa para redução do trabalho infantil através da educação.

Juciane Casagrande. Foto: Rodrigo Assmann

Empreendedorismo feminino

O case de sucesso da empresa Amitié Espumantes e Vinhos, apresentado pela empresária Juciane Casagrande Doro, evidenciou a valorização do empreendedorismo feminino em um mercado dominado predominantemente pelos homens. Enóloga de formação, Juciane e a sommelier, Andréia Millan, decidiram unir seus conhecimentos técnicos e de mercado na área de vinhos e espumantes e, em 2018, fundaram a Amitié. “Começamos com um portfólio de espumantes, uma pequena produção, que foi avançando. Hoje, já produzimos um milhão de garrafas”.

Nesses sete anos de existência a empresa conquistou o reconhecimento no mercado brasileiro com uma marca muito forte. São mais 100 premiações internacionais. Conta também com uma estrutura no Vale dos Vinhedos, onde oferece experiências do produto aos consumidores. “Toda a nossa produção está alinhada como as práticas da sustentabilidade”, observa.

Mudanças para 2026

Na avaliação do Diretor de ESG da ACI, Cassio Arend, a terceira edição do evento cumpriu o seu objetivo de ser um grande fórum para compartilhamento e disseminação de boas práticas de sustentabilidade. “Certamente, o sucesso dessa terceira edição, que se consolida como o principal evento de ESG do interior do Estado, aponta que devemos ter a quarta edição”, anuncia.

A ideia, segundo ele é trazer mudanças para a próxima edição, a partir do feedback de todos os parceiros envolvidos na organização do evento.

O 3º ESG Experience contou com o patrocínio das empresas Alliance One, BAT, JTI, Peterson Solutions, China Brasil Tabacos, Solled, Excelsior Alimentos, Philip Morris Brasil, Sulpel e Gazeta Grupo de Comunicações.

Fonte
Assessoria de Imprensa ACI SCS

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