Escola Dom Pedro, de Venâncio, tem programação especial do mês da Consciência Negra

Intensificar os trabalhos realizados ao longo do ano sobre assuntos relacionados a Consciência Negra, é o objetivo da programação especial desenvolvida da escola municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro, em Linha Hansel, interior de Venâncio Aires, durante todo o mês de novembro.
Esse ano em especial, conforme a professora História, Silvania Inês de Carvalho, que também e orientadora e vice diretora da escola, quando será celebrado o primeiro feriado nacional de 20 de novembro para marcar o Dia da Consciência Negra, a escola também abordou com os estudantes, o motivo do feriado. Assim, conforme ela, os estudantes poderão ser parceiros na divulgação para outras pessoas.

“Trabalhamos estes temas de forma contínua, um por motivo de estar na lei e outra que como professores temos o dever de contar a história que não foi contada nos livros, que acabou gerando preconceitos até os dias atuais. Na Emef Dom Pedro percebo um empenho muito grande por parte dos professores e contamos também com uma parceria especial da equipe diretiva”, destaca a professora Silvania. Entre as atividades de destaque esteve a palestra “A importância do dia Nacional da Consciência Negra Consciência Negra e porque criar uma consciência racial”, com a advogada e mestranda na Univates, Nadini da Silva.
Entre as atividades, esteve o desafio das portas temáticas informativas, em que cada turma de estudantes decorou a sua porta da sala de aula com informações, desenhos, imagens. Além disso, a biblioteca da escola “Djamila Ribeiro” também realiza exposição de literaturas infantis. “Ao realizarem a porta, as turmas dialogaram sobre os significados da decoração para que no Dia de Aquilombar, houve aconteceram as visitas a cada sala de aula, que se transformou em um Quilombo, atividade que culminou com o desfile característico. Nas ações do mês de novembro, ainda está a degustação de lanche especial, palestras e visitação à Associação Comunitária Quilombola Jacinta Souza, Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo.