RegionalVariedades

Empresas de Santa Cruz recebem capacitação para atendimento em emergências emocionais

O Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul formou a primeira turma aberta do Brigada de Emergência Psicossocial (BEP). O curso teve como objetivo capacitar profissionais de empresas para identificar sinais de sofrimento emocional e atuar com acolhimento e escuta qualificada em situações de crise no ambiente de trabalho.

Realizado entre os dias 12 de agosto e 9 de setembro, na ACI, o treinamento contou com cinco encontros presenciais de três horas cada, totalizando 15 horas de formação. Participaram 22 colaboradores de empresas locais e da região, que receberam orientações práticas sobre como lidar com episódios de ansiedade, depressão, violência doméstica, luto, abuso de substâncias e risco de suicídio, entre outros distúrbios, para acolher colegas em momentos de vulnerabilidade.

A formação foi conduzida pela psicóloga Priscila Dias, especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde e analista de Relações Humanas do SESI. Os temas abordados incluíram escuta ativa, autoconhecimento, autocuidado e aspectos da saúde mental no contexto organizacional.

Segundo Priscila, por ser uma turma aberta, a troca de experiências entre os participantes foi um dos pontos altos do curso. “A diversidade dos profissionais, vindos de diferentes áreas e organizações, permitiu reflexões mais amplas sobre os desafios emocionais nas empresas e a importância de espaços seguros para o diálogo e o acolhimento”, afirmou.

A proposta da BEP é formar referências internas de apoio emocional, fortalecendo a cultura do cuidado dentro das organizações. A avaliação dos participantes foi muito positiva, reforçando a importância de ações preventivas para a promoção da saúde mental no trabalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking global de doenças mentais ocupacionais. “Diante deste cenário desafiante, iniciativas como essa são fundamentais para enfrentar o problema com responsabilidade e reforça o compromisso com ambientes corporativos mais saudáveis e seguros psicologicamente”, ressaltam os organizadores.

Fonte
Foto: DivulgaçãoAssessoria de Imprensa ACI SCS

Artigos relacionados