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Emef Guilherme Hildebrand exibe documentário sobre intolerância religiosa

Visando chamar a atenção sobre uma temática bem importante em meio aos estudantes e à sociedade, a Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso, realizou, na última semana, uma mostra do documentário sobre intolerância religiosa denominado Okán Ijó. O material foi produzido por Sérgio Rosa, de Venâncio Aires, que traz a experiência de 15 anos nas pautas que envolvem questões raciais.

A atividade foi marcada por uma roda de conversa com os alunos do 6º ao 9º ano, nos períodos da manhã e da tarde. Em meio à exibição do documentário, os alunos fizeram diversas perguntas ao produtor. Rosa explicou os detalhes de como foi produzido o material e qual a proposta de levá-lo aos educandários. “Trabalho com pautas raciais e o filme foi produzido em abril deste ano, na cidade de Venâncio Aires. Okán Ijó é uma expressão iorubá, dialeto africano, que combina duas palavras: Okán significa ‘coração’ e Ijó, ‘dança’”, comentou. Ainda segundo ele, “é um desafio muito grande a abordagem do tema, mas acredito na importância de vivermos em comunidade. A arte precisa agregar valor nesta sociedade e mostrar o respeito e amor uns com os outros”, declarou o produtor.

Conforme a diretora do educandário, Eliana Frantz, a importância de trazer este documentário para os estudantes é buscar a valorização e o respeito entre as diversas raças. “A ideia de trazer o documentário para a escola foi da vice-diretora Márcia Landim, que trabalhou com algumas turmas do ensino religioso a questão do respeito. E para a direção da escola foi ainda mais marcante, pois estamos no mês do Agosto Laranja, que aborda a inclusão. Iremos seguir sempre trabalhando neste tema, desenvolvendo projetos na questão afro”, disse Eliana.

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos, da Secretaria de Educação (SEE), Daniela Santos, a ação realizada pela Emef Guilherme Hildebrand vem ao encontro das diretrizes do Núcleo de Ações e Formação Continuada para as Relações Étnico-Raciais (NERER), da SEE, criado para promover a valorização da cultura afro-brasileira e indígena na rede municipal de ensino. Ainda segundo ela, a iniciativa também reforça o papel da instituição escolar na implementação, conscientização e promoção da diversidade cultural, incentivando o respeito, a igualdade e o reconhecimento da pluralidade cultural no ambiente escolar.

Fonte
Foto: Ana SouzaAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

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