RegionalVariedades

Concurso de Redação Tributação e Cidadania premia os vencedores

Neste ano, 151 redações foram selecionadas, envolvendo 40 escolas

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Curso de Ciências Contábeis, através do seu projeto de Extensão do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF); o Sindicontábil Vale do Rio Pardo e o Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul; realizaram nesta quinta-feira, 3, a entrega da premiação da 10ª Edição do Concurso de Redação “Tributação e Cidadania”.

O concurso deste ano teve como temática “A Função Social do Tributo”. Além da premiação, a manhã foi contemplada com uma palestra sobre o tema, ministrada pelo auditor fiscal e delegado da Receita Federal do Brasil da Regional Novo Hamburgo, Eduardo Godoy Correa.

Segundo um dos coordenadores da atividade, o chefe do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc, Ricardo André Machado, 151 redações foram selecionadas, envolvendo 40 escolas. “Sabemos que este volume de redação é maior, superando a marca de 2,4 mil redações, pois cada escola organiza, previamente, as redações e nos encaminha as que se destacaram.

Participaram desta atividade aproximadamente 500 jovens e professores de 23 escolas de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Vera Cruz e Venâncio Aires.

O Comitê Tributário agradece e parabeniza todos os alunos  participantes, como também os Diretores, Coordenadores pedagógicos e principalmente os professores que se envolveram diretamente nesta mobilização para motivarem seus alunos a participarem desta proposta.

Um agradecimento especial à Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (ALESC) e aos senhores Romar Rudolfo Beling, Elenor José Schneider e Benno Bernardo Kist que auxiliaram no processo de avaliação das redações.”

A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unisc, Melissa Teresa Kanitz, agradeceu os estudantes, professores e destacou a necessidade de falar sobre a função social do tributo, tema deste ano.

“Vocês são o futuro e que bom que no presente demonstram preocupação e comprometimento com esse tema que reflete e impacta toda a sociedade. O tributo é definido como uma obrigação imposta pela União, estados e municípios que faz com que as pessoas físicas e empresas recolham valores financeiros que posteriormente serão utilizados para financiar políticas públicas em diversas áreas, como a saúde. Sabemos que temos inúmeras demandas e necessidades que precisam e que são atendidas por meio do recolhimento desses tributos. Nesse ano, particularmente, com a catástrofe climática que assolou o nosso Estado, percebemos o quão importante é ter acesso aos recursos públicos para satisfazer as necessidades básicas e imediatas da população”, fala.

Já a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, avalia a proposta como louvável por ser possível entender a importância de pagar os impostos, de entender que a destinação desses tributos é fundamental. “A partir do princípio de que é pela educação que conseguimos transformar as pessoas e as pessoas conseguem transformar o entorno, o ambiente onde vivemos, é que esse evento, e todas as ações que antecedem esse momento da premiação, são fundamentais.

Então, o meu reconhecimento ao professor Ricardo, a todos os colegas aqui da Universidade que se empenham muito para que aconteça, a todos os apoiadores que estão aqui e aos estudantes, pois vocês são o presente e são o futuro da nossa sociedade.”

Clique aqui e confira os vencedores

Fonte
Foto: Fábio GoulartAssessoria de Imprensa/Setor de Marketing e Comunicação da Unisc

Artigos relacionados