Chama do Fogo Simbólico da Pátria chega a Venâncio Aires

Em uma manhã marcada por civismo, Venâncio Aires recebeu oficialmente nesta segunda-feira (18), o Fogo Simbólico da Pátria. A cerimônia foi realizada na Praça Matriz, com a presença de autoridades, representantes da Liga da Defesa Nacional, estudantes, professores, clubes de serviço, entidades e membros da comunidade. A 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, tradicionalmente promovida pela Liga da Defesa Nacional, trouxe a chama até a Capital do Chimarrão, sendo entregue ao prefeito Jarbas da Rosa, em ato solene, acompanhado pela banda escolar da escola municipal cívico-militar Cidade Nova.
Neste ano, a temática nacional da Semana da Pátria que homenageia os 203 anos da Independência do Brasil, tem foco na figura de Dom Pedro II, enquanto o tema regional celebra o legado do Grêmio Náutico União, clube gaúcho com forte atuação esportiva e cultural. Em nível municipal, o reconhecimento é direcionado ao Hospital São Sebastião Mártir, que celebra 90 anos de serviços dedicados à saúde da população venâncio-airense.
O evento contou com a presença dos representantes da Liga da Defesa Nacional, Paulo Ricardo Pereira, Vladimir Fraga Araújo e Maiki Gustavo Santin Leão, que realizaram a entrega do Fogo ao município. Também estiveram presentes a vice-prefeita Izaura Landim, o secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, representantes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e membros da comissão organizadora das solenidades cívicas.
A Semana da Pátria será aberta oficialmente na manhã da próxima segunda-feira, 1º de setembro, em cerimônia a ser realizada em frente ao hospital São Sebastião, culminando com Desfile Cívico na rua Osvaldo Aranha, com início às 8h. do dia 7 de setembro e extinção da Chama do Fogo da Pátria, ao final das apresentações. Até lá, a guarda do Fogo Simbólico permanece agora sob responsabilidade do município, junto ao quartel da Corporação dos Bombeiros, simbolizando o compromisso com a memória, a identidade nacional e a formação de cidadãos conscientes e participativos.