Cerca de 800 alunos de Lajeado participam de palestras no evento Vozes do Amanhã

Cerca de 800 alunos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas do município participaram do evento Vozes do Amanhã, na manhã desta terça-feira, 08/07. O evento, promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio do programa Pacto Lajeado pela Paz, em parceria com o Pro_Move Lajeado e em parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contou com palestras e apresentações no Teatro Univates.
Na abertura do evento, a prefeita Gláucia Schumacher subiu ao palco para saudar os estudantes. Durante sua fala, a prefeita destacou a facilidade que os jovens têm com as ferramentas que estão dispostas atualmente e como elas podem auxiliar nas conexões e relações pessoais.

– Vocês fazem parte de uma geração que tem as ferramentas do futuro nas mãos. A inteligência artificial, que muitos ainda estão compreendendo, já está acessível e é uma aliada de vocês. Com ela, vocês ganham tempo, ampliam possibilidades e podem focar em criar conexões com colegas, pensar com inteligência emocional. E o Pacto Lajeado pela Paz nos mostra que inovação também é sobre cuidado com as conexões reais. Aproveitem as palestras e explorem as oportunidades – ressaltou a prefeita.
Após a abertura, a programação seguiu com a palestra “Empreendedorismo digital: o mercado de trabalho precisa de vocês”, com Marcus Tonin. O palestrante apresentou as profissões do futuro e como as empresas precisam de jovens conectados com as novidades do mercado.

– Temos à disposição uma gama de sistemas que utilizam inteligência artificial. Mas, para extrair o melhor dessas ferramentas, é essencial aprender a se desenvolver junto com elas. A inteligência artificial responde o que você pergunta, por isso, uma pergunta simples leva a uma resposta simples. O diferencial está em como vocês pensam, questionam e usam essas ferramentas de forma inteligente e criativa. A internet é a rua mais movimentada do mundo. E vocês têm a chance de ocupar esse espaço não só como consumidores, mas como criadores – avaliou o palestrante.
No intervalo dois painéis, o estudante do 4º ano do curso de Automação Industrial do IFSul – Câmpus Lajeado, Ryam Gasperin Fröhlich, apresentou a ideia inovadora do seu trabalho de conclusão de curso sobre videomonitoramento e segurança residencial.
– O meu trabalho surgiu de uma ideia simples, mas com potencial para resolver o problema de muitas pessoas. Quando alguém identifica um problema e começa a pensar em como resolvê-lo, isso já é o primeiro passo. Quer dizer que a semente do empreendedorismo foi plantada – destacou o estudante.
O segundo painel foi o “Garotas de Vermelho”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, de Porto Alegre. O grupo venceu o desafio Liga Jovem do Sebrae Nacional – Visão inspiradora sobre educação transformadora. O grupo foi criado para combater a pobreza menstrual e promover a dignidade entre as alunas e pessoas da comunidade da Lomba do Pinheiro. O projeto envolve a criação de um kit educativo com absorventes ecológicos, bolsa térmica e, além de material informativo sobre o tema.
A coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Fröhlich Rodrigues, destacou a união de diversos parceiros para a realização de um evento voltado à inovação.
– O evento deste ano foi um marco importante para o Pacto, pois não apenas reforçou a importância da pauta jovem, mas também abriu espaço para que as ideias inovadoras dos jovens fossem ouvidas e valorizadas. Com a integração de parceiros como o Pro_Move e o Sebrae, conseguimos oferecer oportunidades e acolher as perspectivas dos alunos das redes municipais, estaduais e privadas. Estamos ansiosos para fortalecer ainda mais esse evento em 2026, com a expectativa de novas parcerias que nos permitam continuar promovendo a paz e a inovação em nossa comunidade – destacou Tânia.
Hackathon
Em setembro, em data a definir, ocorre a continuação do evento em formato de Hackathon (evento onde pessoas com diferentes habilidades se reúnem para colaborar intensamente na criação de soluções inovadoras). Os estudantes serão organizados em grupos para criarem ideias inovadoras a partir dos insights que tiveram na primeira parte do encontro.