Celebração ao envelhecimento ativo mobiliza comunidade em Santa Cruz
Programação do Mês do LongeViver contou com caminhadas, palestras, oficinas e apresentações culturais com apoio do Sesc
Santa Cruz do Sul viveu intensamente a valorização da pessoa idosa entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro, com a realização do Mês do Longeviver. A programação, organizada pela Prefeitura Municipal em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e diversas entidades, teve a participação ativa do Sesc Santa Cruz do Sul, que marcou presença em diferentes atividades voltadas ao envelhecimento ativo, saudável e cultural.
Um dos destaques foi a Caminhada dos Grupos de Idosos, realizada no sábado (27/09), reunindo participantes em um percurso animado da Catedral até a Praça da Cultura. Outro momento marcante foi a Mostra Cultural do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), que encantou o público com apresentações do Coral Santa Maturidade, do Grupo Maturidade Ativa do Sesc, além da parceria com o Jef’s Studio de Dança, promovendo integração, alegria e troca de experiências.
A programação ainda incluiu palestras sobre prevenção a golpes e estimulação cognitiva, oficinas de artesanato, ações de promoção da saúde, visita a instituições de longa permanência, inauguração do Centro de Promoção à Saúde da Pessoa Idosa e o tradicional Baile da Pessoa Idosa, realizado no CTG Lanceiros.
Para o Diretor do Sesc Santa Cruz do Sul, Fabrício Gianezini, a iniciativa reforça o papel da comunidade na valorização do envelhecimento: “O Mês do LongeViver mostrou que envelhecer pode e deve ser um processo ativo, coletivo e cheio de significado. A participação do Sesc com música, dança e bem-estar reforça nosso compromisso em oferecer qualidade de vida e promover encontros que fortalecem vínculos e autoestima das pessoas idosas”.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.