Cartilha educa sobre empréstimo consignado e prevenção de fraudes

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica (CAOCON), com o apoio do Ministério Público do Maranhão, disponibilizou nesta sexta-feira, 9 de maio, uma cartilha sobre empréstimo consignado e prevenção de fraudes contra pessoas idosas e com deficiência.
O objetivo da publicação é explicar, de forma simples e acessível, os riscos envolvidos no uso do empréstimo consignado e em outras operações bancárias, com atenção especial às pessoas idosas ou com deficiência.
Para o coordenador do CAOCON, procurador de Justiça André Ricardo Colpo Marchesan, a elaboração do material é de extrema importância. “Temos observado, infelizmente com frequência crescente, a aplicação de fraudes contra aposentados e pessoas com deficiência. Isso nos chamou a atenção aqui no MPRS. Precisamos estar cada vez mais atentos aos consumidores e explicar, de forma clara, quais são seus direitos, os cuidados que devem ser tomados e como essas pessoas e seus familiares podem se proteger.”
O material traz explicações sobre o que é o empréstimo consignado, as diferenças em relação ao cartão de crédito consignado, os principais golpes aplicados por criminosos, dicas de prevenção, os direitos do consumidor, orientações sobre o que fazer em caso de golpe e onde buscar ajuda.
Clique aqui para acessar a cartilha.