Aprender e ensinar sob o céu aberto: nasce o Espaço Criativo na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich
Ambiente ao ar livre integra natureza e conhecimento, ampliando possibilidades pedagógicas e reforçando o compromisso da instituição com a inovação e a qualidade do ensino.

A Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich, mais conhecida como Polivalente, localizada na Rua Dona Carlota, 127, no Bairro Faxinal, em Santa Cruz do Sul, inaugurou, neste sábado, a Sala de Aula Espaço Criativo, um ambiente de aprendizagem ao ar livre que representa um novo capítulo nos seus 54 anos de história, marcando o compromisso da instituição com a inovação pedagógica e o ensino de qualidade.
O evento contou com a presença de estudantes, familiares, servidores da escola e convidados, que conheceram o espaço e participaram de um momento simbólico de celebração e agradecimento.
Com o Espaço Criativo, a escola reafirma sua missão de proporcionar experiências de aprendizagem inovadoras, conectadas à realidade dos alunos e às demandas do século XXI — uma educação viva, participativa e aberta ao mundo contemporâneo.

O espaço foi planejado para integrar natureza e conhecimento, oferecendo aos estudantes e professores um local para aulas, oficinas, projetos interdisciplinares, lazer e convivência, em contato direto com a natureza. A proposta é estimular a criatividade, a curiosidade e o protagonismo estudantil, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
Segundo Rejane Maria Nunes Frantz Henn, diretora da escola, “essa ideia nasceu de um desejo antigo dessa direção, a partir da escuta ativa aos estudantes e professores sobre a necessidade de se ter um espaço ao ar livre, potencializando o ambiente que a escola já oferece em meio à natureza, privilégio de poucas escolas”. O objetivo da iniciativa é criar um ambiente prazeroso, que estimule a reflexão, a colaboração e o pensamento criativo, onde os estudantes aprendam de forma dialógica, observando e experimentando.

A meta vinha sendo incluída há algum tempo no Plano de Ação e Metas e se tornou possível graças ao aporte de investimentos do Programa Agiliza, do governo do estado, que aloca recursos na conta da Autonomia Financeira da escola para que a gestão gerencie de acordo com as demandas prioritárias da comunidade escolar. O total de recursos investidos até a finalização do projeto foi de R$ 43.423,00, entre o que é destinado à manutenção e à aquisição de materiais permanentes.
Além de um novo cenário para as aulas, o Espaço Criativo simboliza uma mudança de paradigma na forma de ensinar e aprender. Em vez de paredes e quadros tradicionais, o local oferece céu aberto, árvores e bancos que convidam ao diálogo e à criatividade.
Do ponto de vista pedagógico, o ambiente favorece a aprendizagem ativa, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento integral do estudante. A diretora salienta que o local é “um espaço que estimula a expressão, o trabalho em grupo e o respeito à natureza — elementos fundamentais para a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes”. “Este é um sonho coletivo. Cada detalhe foi pensado com carinho, para oferecer um ambiente com muita qualidade, à altura do que a comunidade escolar merece e com a certeza de que a educação acontece em todos os lugares, especialmente quando há propósito e envolvimento”, afirmou a diretora.