CAPARegionalVariedades

Abertura oficial da 17ª Fenachim reúne grande público, autoridades e marca início da maior celebração cultural de Venâncio Aires

A cerimônia oficial de abertura da 17ª Fenachim – Festa Nacional do Chimarrão ocorreu na tarde desta quinta-feira, 1º de maio, no Chimarródromo, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, e reuniu um grande público.

O ato solene contou com a participação do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; presidente da 17ª Fenachim, Vilmar de Oliveira; presidente da Afenachim, Elmar Becker; lideranças estaduais; prefeitos da região; vereadores; lideranças locais e regionais; demais representantes do Executivo Municipal; as soberanas rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila; e o mascote Venâncito.

O evento iniciou com a apresentação da Orquestra de Venâncio Aires que encantou o público. Logo após, autoridades ocuparam o palco principal. Em sua fala o presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira, destacou a importância da realização da festa. “É com grande honra e de forma especial que celebramos a 17ª Fenachim. O caminho até aqui não foi fácil, e a enchente fez com que tivessem a decisão de cancelamento da festa em 2024. Essa edição da festa carrega um grande significado, de amor as nossas tradicões. Obrigado à todos que trabalharam para tornar isso possível. Realizar a edição está sendo um grande desafio, mas preparamos tudo com muito carinho. A festa é uma celebração a nossa cultura, e o chimarrão é o símbolo dessa festa de superação”, salientou.

Em um clima de celebração e orgulho cultural, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, deu as boas-vindas aos presentes, reforçando o significado da festa como símbolo de união, tradição e desenvolvimento. “Venâncio aires completa no próximo dia 11 de maio, 134 anos de muito trabalho, dedicação, resiliência, e isso representa tudo que o Rio Grande do Sul representa. A festa estava pronta em 2024, mas não tinha vocês, porque estávamos ajudando as pessoas, as famílias, porque a cidade foi duramente atingida. Temos uma história linda e hoje na abertura se enchemos de alegria em ver esse parque lotado, em ver o futuro e o desenvolvimento. E viva a Fenachim”, destacou.

O governador Eduardo Leite também discursou durante a cerimônia, ressaltando a importância da Fenachim nesta ano, após um ano do cancelamento. “Saudar esse público lindo, e nesse dia do trabalho a gente vem para festejar, o que há um ano não podiamos fazer. Celebrar o poder de estarmos celebrando neste dia lindo aqui no Parque do Chimarrão. E hoje estava revivendo o momento de um ano atrás olhando minhas redes sociais e publicações. Estamos aqui de pé e firmes, e está aqui a Fenachim com esse povo celebrando. E nada melhor que uma roda de chimarrão, de celebrar a nossa amizade e a nossa vontade de estarmos juntos. Aqui tem gaúcho, tem força, tem coragem, tem garra. Viva a Fenachim, viva a amizade que o chimarrão celebra e viva Venâncio Aires. Me orgulho muito de ser o governador do Rio Grande do Sul”, salientou.

A cerimônia encerrou com o brinde de chimarrões, e em seguida, a Orquestra de Venâncio Aires encantou o público com uma apresentação especial, em um repertório que emocionou os presentes e reforçou o talento local. Logo após, as autoridades, junto do governador Eduardo Leite e o prefeito Jarbas da Rosa realizaram o ato inaugural do Galpão Pedro José Schwengber. A Fenachim 2025 promete uma intensa programação cultural, artística, comercial e de lazer. A programação completa da festa está disponível nas redes sociais da Fenachim e no site oficial: www.fenachim.com.

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×