CAPAPolíticaRegional

Vereador Alberto Heck solicita dados sobre atuação do Mais Médicos em Santa Cruz do Sul

O vereador Alberto João Heck (PT) preocupado com os atendimentos à saúde em Santa Cruz do Sul apresentou e foi aprovado pelos parlamentares um pedido de informações à Prefeitura na sessão desta segunda-feira, dia 25. O expediente visa saber quantos profissionais atuam no Município, vinculados ao Programa Mais Médicos para o Brasil, solicitando a relação destes profissionais, indicando ainda a respectiva especialidade, data de contratação e local de atuação em Santa Cruz. 

O Programa Mais Médicos para o Brasil foi instituído com o objetivo de ampliar a presença de profissionais da saúde em regiões de maior vulnerabilidade e de difícil provimento, garantindo o acesso da população ao atendimento básico e contínuo no Sistema Único de Saúde (SUS), explicou Heck. As informações solicitadas são fundamentais para a fiscalização e acompanhamento do planejamento da rede municipal de saúde, bem como para assegurar transparência e eficiência na aplicação das políticas públicas voltadas à atenção básica, justificou o vereador do PT.

Saber Mais Sobre os Imigrantes de Hoje

Outro pedido de informações de autoria do vereador Alberto Heck foi aprovado pelo plenário, desta vez encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Santa Cruz do Sul com uma série de questionamentos sobre a situação dos imigrantes no Município. A presença crescente de imigrantes em diversas cidades da região de abrangência de Santa Cruz do Sul é uma realidade social que demanda atenção e acompanhamento por parte do Poder Público, enfatizou Heck. O fenômeno migratório traz consigo desafios, mas também oportunidade de integração cultural, social e econômica, que precisam ser compreendidos de forma adequada pelas autoridades e pela comunidade, continuou. 

As informações solicitadas à Delegacia da Polícia Federal em Santa Cruz do Sul são de fundamental importância para subsidiar a atuação legislativa e administrativa no âmbito municipal e regional, permitindo um diagnóstico mais claro do perfil dos imigrantes que têm buscado a região como destino, ressaltou Heck. Com esses dados será possível compreender a dinâmica da mobilidade humana no território e, a partir disso, apoiar a formulação de políticas públicas voltadas à acolhida, à inclusão social e à integração dos imigrantes, concluiu o vereador.

Artigos relacionados