CAPAPolíticaRegional

Sete projetos ingressam na pauta da Câmara de Vereadores

Sete projetos ingressaram na pauta do Legislativo para a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 26. A reunião ocorre a partir das 18h e é a última, do período de experiências realizado no mês de maio.

Antes desta reunião ordinária haverá a apresentação do Relatório de Gestão Municipal de Saúde do 1º Quadrimestre de 2025, no plenário da Câmara, às 16h, pela Secretaria Municipal de Saúde. Já às 17h a Câmara realizará uma reunião especial, para discussão sobre o “Dia Livre de Impostos”, cuja reunião foi requerida pelo vereador Eduardo Wartchow (Novo).

O Executivo requer autorização para abrir crédito especial no montante de R$ 88.116,84 para custear despesas da Secretaria de Saúde, e da Secretaria de Segurança e Trânsito. A Mesa Diretora da Câmara apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Legislativo a contratar um Engenheiro Civil.

O vereador Edson Azeredo (PL) encaminhou projeto de lei que denomina via pública de Rua Moacyr Pinto da Rocha Filho. Gerson Vargas (PP) apresentou projeto de lei que cria o Centro de Referência para a Prevenção e Tratamento da Obesidade. Raul Fritsch (PL) apresentou projeto que dispõe sobre a exibição de vídeos educativos antidrogas em eventos públicos.

Abel Trindade (PL) apresentou emenda ao projeto que proíbe o consumo de maconha e substâncias entorpecentes. Raul Hermes (PL) apresentou emenda ao substituto do projeto de lei que institui o Programa Municipal Censo e Cadastro das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Informações

O vereador Jéferson Redondo (Republicanos) requer informações sobre o quantitativo de ginásios existentes vinculados à Secretaria de Educação; o quantitativo de ginásios existentes vinculados à Secretaria de Esporte e Lazer.

O Professor Cleber (União Brasil) requer informações sobre a situação do Conselho Municipal Sobre Álcool e outras drogas (COMAD) e o Recurso Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas (REMAD). Raul Fritsch (Republicanos) requer informações sobre o concurso Público para contratação na área da Educação; e o atendimento prestado no Centro Materno Infantil – CEMAI.

Licério Agnes (PSDB) requer informações sobre a construção de ponte sobre o Arroio das Pedras. Jair Eich (PP) apresentou pedido de informações sobre o atendimento de gestantes no Pronto Atendimento; a pavimentação asfáltica de 1 km na estrada Três Mártires. Também indica ao Consórcio TCS a disponibilização de horários de ônibus que contemplem a Rua Horácio da Veiga; a instalação de parada de ônibus na Avenida Castelo Branco.

O vereador Professor Cleber (União Brasil) requer a colocação de placa proibindo a colocação de lixo na rua Guilherme Kuhn; a colocação de placas sinalizadoras de trânsito na Travessa Kern; a instalação de câmera de segurança na entrada do Loteamento Beckenkamp; a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Barão do Arroio Grande com o Corredor Frey; a instalação de redutor de velocidade defronte à Associação Educacional Cantinho Feliz; a instalação de sala radiológica pediátrica junto ao CEMAI.

Edson Azeredo (PL) indica a realização de melhorias e pavimentação da Entrada Goldschmidt. Raul Hermes (PL) indica a realocação de container de lixo na Rua Ramiro Barcelos; a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos na Avenida Léo Kraether; a desobstrução de bueiro na Travessa Panambi; a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos na Rua Vereador Benno João Kist.

Andrei Barboza (PDT) indica a reconstrução de parada de ônibus coberta no Corredor Lopes Dias; a finalização do asfaltamento da rua Acre; a realização de levantamento sobre a arrecadação bruta de cada distrito; a implantação de acostamento e calçadas na Rua Dona Carlota; melhorias no portão de acesso ao estacionamento do Posto Faxinal; a limpeza e melhoria no escoamento dos bueiros na Avenida Gaspar Bartholomay; melhoria nos paralelepípedos de acesso à Feira Rural; a sinalização de estacionamento prioritário para pacientes em atendimento no CEMAI e na UPA.

Gerson Vargas (PP) requer a instalação de duas paradas de ônibus envidraçadas no Corredor Frey; a instalação de uma placa proibindo colocação de lixo na Rua Felipe Spies; a pavimentação da Rua Padre Inácio Eidt; a pavimentação da Rua Camaquã; a reavaliação dos critérios de renda familiar exigidos para acesso à castração gratuita de animais.

Luizinho Ruas (PSB) requer melhorias no calçamento na Rua da Figueira esquina com a Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann. Jeferson Redondo (Republicanos) requer o recapeamento asfáltico na Rua Petrópolis; a limpeza e retirada de entulhos nos fundos do Centro Social Marista, localizado no Bairro Santa Vitória.

Altemir Tormann Rodrigues, suplente de vereador em exercício do PSDB, requer a instalação de semáforo no cruzamento da Rua Barão do Arroio Grande com o Corredor Frey; a implantação de uma praça em frente à EMEF Leonel de Moura Brizola; a ampliação de horários e itinerários da linha de ônibus que atende o Loteamento Amborst; o cumprimento da Lei nº 6.635/2012, que institui o Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas (COMMAD) e o Recurso Municipal sobre Álcool e Outras Drogas (REMAD).

Edson Sortica (PL) requer melhorias em boca de lobo entupida na Rua Professor Simão H. a Campis. Raul Fristch (Republicanos) requer a instalação de uma parada de ônibus coberta na Rua José do Patrocínio; a desobstrução da boca de lobo na Av. Independência.

Abel Trindade (PL) requer a instalação de semáforo na confluência da Rua Ramiro Barcelos com a Rua Gaspar Silveira Martins; a instalação de semáforo e gradil de proteção na confluência da Rua Gaspar Silveira Martins com a Rua Senador Pinheiro Machado; a reconstrução da Ponte Pênsil Froemming em Rio Pardinho; melhorias estruturais e de segurança viária no Trevo da BR-471.

Serginho Moraes (PL) indica a demarcação de espaço “carga e descarga,” na R. Ruy A. Kaercher.  Alberto Heck (PT) indica o transporte de estudantes matriculados no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires; a instalação de um contêiner de lixo orgânico na Rua Capitão Jorge Frantz.

Artigos relacionados