
O vereador Raul Hermes (PL) apresentou projeto de lei na Câmara de Vereadores denominado “Empresa Sangue Bom”, que visa instituir um selo para reconhecer, valorizar e incentivar empresas para que se engajem em ações voluntárias de incentivo à doação de sangue, medula óssea, órgãos e tecidos, entre seus colaboradores.
“Vivemos tempos em que a solidariedade precisa ser cultivada, fortalecida e multiplicada. A doação de sangue e o cadastro de medula óssea são gestos simples que podem salvar vidas, mas infelizmente ainda são marcados por baixos índices de engajamento em diversos períodos do ano. Por isso, é dever do Poder Público criar mecanismos que fomentem uma cultura de doação contínua e sustentável”, observou o vereador.
Segundo Raul Hermes, o projeto busca estimular o engajamento social do setor privado, reconhecendo publicamente empresas que promovam campanhas internas, concedam benefícios aos colaboradores doadores e participem ativamente de ações em prol da saúde e da vida. “Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade compartilhada, em que o poder público e a iniciativa privada somam forças para promover cidadania e empatia”, cita.
Selo
O selo “Empresa Sangue Bom” será concedido anualmente às empresas que atenderem critérios objetivos e razoáveis, permitindo a participação de negócios de todos os portes. Além do reconhecimento simbólico, o projeto prevê incentivos adicionais, como a divulgação oficial das empresas certificadas, prioridade em eventos públicos, parcerias com instituições de ensino e até a possibilidade de integração do selo aos seus relatórios de sustentabilidade e processos de certificação ESG (Environmental, Social and Governance).
“O selo poderá ser usado pelas empresas como comprovação de boas práticas sociais, servindo como diferencial competitivo em auditorias, programas de fomento e políticas de responsabilidade corporativa”, citou.
Raul Hermes fez um apelo para que a comunidade busque o Hemovida do Hospital Santa Cruz para fazer sua doação. “Pela baixa procura a cidade corre o risco de ter este serviço novamente fechado. Assim, queremos reforçar o apelo para que as pessoas procurem o Hospital Santa Cruz e façam a sua doação de sangue. É fácil e prático, não precisa de agendamento”.