CAPAPolíticaRegional

Programa Cidade Limpa é aprovado na Câmara de Santa Cruz

O vereador Luizinho Ruas (PSB) teve aprovado na Câmara o projeto de lei na para a criação do Programa Cidade Limpa. O objetivo, segundo o vereador é o de desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros e comunidades do Município de Santa Cruz do Sul.

O Programa Cidade Limpa engloba a participação integrada dos órgãos públicos e da sociedade civil em mutirões de limpeza, sendo que os moradores deverão colocar nas calçadas móveis velhos, restos de madeiras e outros objetos sem utilidade, coleta e encaminhamento para a usina de lixо e realização de dias, roteiros e outros procedimentos relacionados ao recolhimento do material, programados pela Prefeitura Municipal. Os requerimentos deverão ser feitos, preferencialmente, pela associação de moradores.

Luizinho Ruas cita que não se pode mais ter, de um lado, o Poder Público cuidando da cidade e, de outro, a população sem qualquer responsabilidade sobre essas ações. “Devemos falar em participação conjunta, integrada. O Programa Cidade Limpa, através de seus mutirões de limpeza, será muito importante para a manutenção da limpeza pública em nossa cidade”, observa. A intenção desse projeto é atingir a população em geral, realizando mutirões de limpeza em todos os bairros.

A ideia, segundo Ruas, é impedir que materiais inservíveis, em desuso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas e terrenos baldios, e também evitar o descarte irregular, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental.

Nome do cemitério

O vereador Luizinho Ruas (PSB) ainda teve aprovado no Legislativo o projeto de lei no qual denomina cemitério, localizado no Loteamento Petrópolis, de Cemitério Municipal Santuário. A área é do município e fica localizada dentro do Cemitério Parque Guarda de Deus e se limita com a Rua do Parque e áreas verdes, localizada no Loteamento Petrópolis, Bairro Santuário, atualmente com acesso pelo Cemitério Parque Guarda de Deus, área contígua, passa a denominar-se Cemitério Municipal Santuário.

O vereador justifica que em função da proximidade da área do município e da particular, ocorrem equívocos e dúvidas sobre a propriedade e uso deste terreno. “Assim, atendendo a pessoas da comunidade, estamos propondo, via lei municipal, a denominação oficial da área pertencente ao município, o que acaba evitando as dúvidas dos usuários”, observa.

Artigos relacionados