CAPAPolíticaRegional

Parceria entre Prefeitura e Liga Feminina vai zerar fila de espera por mamografias

O prefeito Sérgio Ivan Moraes assinou na manhã desta terça-feira, dia 30, em cerimônia no Palacinho, um Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Santa Cruz do Sul e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Com os recursos angariados através do projeto Pink Run, a corrida oficial do Outubro Rosa, – uma das primeiras das muitas ações previstas nos próximos 12 meses – será possível zerar a fila de espera por mamografias no SUS.

O ato, permeado por um clima de otimismo e esperança, marcou também a abertura do Outubro Rosa, e contou com a presença dos secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, da Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Silvia Elena Schmidt de Barros, da diretora social Michele Henn Waechter, além de vereadores, secretários e representantes da Clínica Saint Gallen, Lions Centro, Lions Aliança, Apcolu, Empodera, grupos Fios de Esperança e Abrace outra mulher e Espaço De Vie.

Os exames, que incluem também ecografias para diagnóstico precoce de câncer de colo de útero, serão disponibilizados gratuitamente, por meio da entrega de vouchers distribuídos pela Central de Regulação e Agendamento para encaminhamento em ambiente médico/clínico indicado pela Liga. Hoje, cerca de cem mulheres aguardam na fila por uma mamografia.

A diretora social da Liga, Michele Henn Waechter, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Quanto antes se detectar, maiores são as chances de cura e menores os impactos na saúde da mulher”, afirmou. Segundo ela, a soma de esforços entre o Município e a Liga permite fazer algo dentro da legalidade e viabilizar a realização dos exames a mulheres que de outra forma não teriam condições de fazê-los.

Também o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, destacou a importância da cooperação entre o poder público e a sociedade civil para promover ações que beneficiem a comunidade. “As portas estão abertas e sempre estarão para parcerias que permitam multiplicar ações em prol da comunidade”, disse.

Artigos relacionados