PolíticaRegional

“Nenhuma regra pode valer mais que uma vida”, vereador Édson Azeredo quer altercação de contratualização de oncologia

O vereador e líder de Governo, Edson Azeredo (PL), usou a tribuna da Câmara para trazer um caso de atendimento de paciente oncológico de pessoa jovem, que precisa ser feito em Porto Alegre, quando poderia ser feito no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz. Ele, por intermédio da deputada Estadual Kelly Moraes (PL) vai realizar uma reunião com a Secretaria da Saúde do Estado, a fim de mudar a legislação.

“É uma questão burocrática. Acompanho desde o ano passado o caso do menino Leonardo, que desde o ano passado se trata de câncer, cujo tumor retornou este ano. Ele está internado no Hospital Ana Nery, praticamente vive lá. E, pasmem, precisa fazer o tratamento oncológico no Hospital do Câncer Infantil, em Porto Alegre, causando deslocamentos e desgastes desnecessários, já que poderia fazer isso no Hospital Ana Nery”, disse.

Azeredo destaca que por causa da burocracia, Leonardo está impedido de ser atendido em Santa Cruz do Sul, no Hospital Ana Nery que é referência para vários municípios. A legislação, porém, preconiza que jovens/adolescentes até 19 anos, sejam tratados em Porto Alegre. “Trata-se de um desgaste físico de uma pessoa que tem problemas de saúde, além de emocional, pelo fato de ter que se deslocar, aguardar em Porto Alegre, para retornar para casa”, disse. Azeredo disse que procurou o Hospital Ana Nery para se inteirar da situação e também vai ir à Secretaria da Saúde, a fim de conseguir mudar esta questão burocrática.

Fonte
Jacson Miguel Stülp

Artigos relacionados