BrasilCAPAPolítica

Lula tem 51% de desaprovação e 46% de aprovação, aponta Quaest

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), mostra avanço na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento aponta que 46% dos entrevistados aprovam sua gestão, enquanto 51% manifestam desaprovação e 3% não souberam responder. O índice representa recuperação de seis pontos percentuais desde maio, quando o governo registrava o pior desempenho desde agosto de 2023.

O aumento na aprovação foi registrado em todas as regiões, com destaque para o Nordeste, onde o apoio ao presidente alcançou 60%, superando a desaprovação de 37%. Entre os grupos sociais, Lula tem melhor avaliação entre mulheres, pessoas acima de 60 anos, eleitores com ensino fundamental e famílias com renda de até dois salários mínimos. Já a rejeição é mais forte entre evangélicos, jovens de 16 a 34 anos e brasileiros com renda superior a cinco salários mínimos.

A percepção da economia também influencia os números. A fatia de brasileiros que enxergam melhora nos últimos 12 meses passou de 18% em maio para 22% em agosto. Além disso, a avaliação sobre os preços dos alimentos apresentou alívio: 60% afirmaram sentir aumento no último mês, contra 76% em julho, enquanto 18% notaram queda nos valores — mais que o dobro do registrado anteriormente.

O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, ouvindo 12.150 pessoas em oito estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa também revela que 31% consideram o governo Lula ótimo ou bom, 27% classificam como regular e 39% avaliam de forma negativa.

Fonte
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Artigos relacionados