
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza sessão ordinária na próxima segunda-feira, dia 15, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi, quando serão analisados 15 novos projetos. Após a reunião ordinária, às 19h, será realizada uma solene em homenagem aos 70 anos do Hospital Ana Nery, numa proposição do vereador Professor Cleber.
Entre as matérias que passaram a tramitar estão dois vetos do Executivo. Um ao projeto do vereador Jair Eich (PP), que institui programa de apoio a grupos de Sociedades, Melhor Idade e de Mães. Também ao projeto de lei do vereador Ilário Keller (PP) que altera a Lei nº 7.007/2014, autoriza custear despesas e conceder benefícios aos médicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil.
Passou a tramitar o projeto de lei que altera a lei que dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas do município. Outro projeto, do professor Cleber (União Brasil) que torna facultativo o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para professores de Educação Física.
O vereador Nairo Lopes (PDT) apresentou projeto de lei que autoriza a instalação de câmeras de monitoramento e segurança nas paradas de ônibus da Rua Tenente Coronel Brito e em outras paradas. O Professor Cleber ingressou projeto de lei que denomina via pública de Rua Tatiane Calderaro Lucke.
O Executivo protocolou projeto de lei que altera a lei que institui o Programa Vale Mais Educação. Também pede autorização para a contratação de 2 médicos autorizadores, um médico de saúde da família, um servente. Também solicita autorização para a cessão de uso de bens móveis à Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (ASAN).
Outro projeto de lei altera a lei que dispõe sobre o recebimento de doação de bens móveis, bens intangíveis, recursos financeiros e de serviços de pessoas naturais ou jurídicas de direito privado. Também ingressou o projeto de lei que consolida a lei que cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA). Ainda foi protocolado projeto que consolida e altera a lei que dispõe sobre a criação, forma de acesso e utilização do Gauten Hub de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo.
O vereador Luizinho Ruas (PDT) apresentou projeto de decreto que concede o Título de Cidadã Honorária para Gládis Lenz Arend.
Informação
O vereador Jeferson Redondo (Republicanos) apresentou pedido de informações sobre a realização de pinturas das linhas brancas das ciclofaixas da Rua Assis Brasil e da Rua Paul Harris.
Redondo requer a realização de melhorias na via existente entre as ruas Rony Forster e Olaria. Serginho Moraes (PL) indica a instalação de parada de ônibus envidraçada na Rua Valério Rodrigo dos Santos; a instalação de parada de ônibus envidraçada na Rua Victor Frederico Baumhardt; melhorias na pavimentação asfáltica na Rua Alice Simões Pires. Raul Fritsch (Republicanos) indica melhorias na estrada da Travessa Andreas e na estrada velha Ponte de Rio Pardinho.
Licerio Agnes (PSDB) requer a realização de melhorias em Linha João Alves; a realização de melhorias na Rua Joaquim Murtinho; a revitalização do pórtico de entrada e das estruturas do Parque da Oktoberfest. Luizinho Ruas indica a instalação de uma travessia elevada na Rua Barão do Arroio Grande; a limpeza e cercamento da área verde no final do Corredor Municipal, Bairro Faxinal Menino Deus; a pavimentação da Rua Inácio Afonso Agnes. Eduardo Wartchow (Novo) requer a execução de melhorias na EMEF Luiz Schroeder. Jair Eich requer a implantação de um redutor de velocidade em frente à EMEF Guilherme Simonis.
Edson Sortica (PL) requer a instalação de dispositivos de velocidade em frente à EMEF Guilherme Simonis; a manutenção da estrada de Quarta Linha Nova Baixa. Raul Hermes (PL) requer o conserto da pavimentação na Rua Vasco de Azevedo; o conserto da pavimentação na Rua Reinoldo Schwartz; o conserto da tubulação e posterior reparo na pavimentação da Rua Prof. Irani Reuter; o conserto da tubulação na Rua Arthur Bernardes e recuperação das calçadas e do pavimento da via; a previsão, no orçamento de 2026, da celebração de convênio com a ASPEDE, em apoio ao projeto “Basquete sobre Rodas”; o escoamento do esgoto em frente à estação de tratamento/bombeamento da Corsan, localizada na Rua Adélia Maria Soder.
O vereador suplente em exercício do Novo, Luciano Moacir dos Santos requer a realização de melhorias no Residencial Viver Bem; a desobstrução de boca de lobo na rua Antônio Assmann; a realização de melhorias na Rua Uruguai; a instalação de lombada na Rua Violeta.
Abel Trindade (PL) indica a instalação de um redutor de velocidade na Rua do Moinho; a reposição de tampa de caixa de luz subterrânea no passeio público da Rua Carlos Trein Filho; a pavimentação asfáltica da Rua Lothario Bartholomay; a instalação de rampas de acessibilidade na confluência da Rua Irmão Sebastião com a Rua Pita Pinheiro; o reparo da pavimentação na Rua Santo Antônio; o conserto do vazamento de esgoto na Rua Arthur Bernardes; a instalação de iluminação pública em trajeto da Rua Pereira Cabral; o reparo em vazamento de esgoto na Rua Ernesto Alves; a reparação e reconstrução de bueiro na Rua Venezuela; a limpeza e desobstrução do passeio público na Rua Dona Flora; a instalação de redutor de velocidade na Rua Pita Pinheiro; a manutenção e reposição dos paralelepípedos na Rua Padre Amstad; a desobstrução e manutenção do bueiro na confluência das ruas Venezuela e Armindo Olympio Zimmer; a realização de melhorias na drenagem das águas pluviais na Rua Guarda de Deus.
Nairo Lopes indica a realização de melhorias na calçada da Rua Taquara; a realização de melhorias na pavimentação do cruzamento da Rua Itaqui com o Corredor Treib; o patrolamento e encascalhamento da Rua Germano Becker; a realização de melhorias na pavimentação da última quadra da Rua Arno Gressler; a realização de reparos na pavimentação da Rua Walder Rude Kipper; a realização de melhorias no calçamento da Rua Luís Scafini. Alberto Heck (PT) indica o conserto do guardrail na Rua Vereador Benno João Kist.