
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza uma audiência pública destinada a debater as medidas relativas às enchentes ocorridas em 2024 e 2025 em nossa região. Tem como objetivo esclarecer a população sobre as iniciativas e programas do Governo Federal voltados à recuperação e prevenção de desastres no Município e região. A atividade ocorre na próxima semana, no dia 11, quinta-feira, às 19h, no plenário da Casa Legislativa.
Alberto Heck, vereador proponente da audiência pública explica que foram convidados o secretário nacional para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, entre outras autoridades, para que fique aclarado quanto de recursos já foram destinados e o que ainda pode vir para Santa Cruz do Sul e região por conta dos prejuízos com as fortes chuvas.
Foram convidados, ainda, para a atividade o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha (SERG), Pedro Maciel Capeluppi; o presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE), Gilson Becker; o prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes; o líder comunitário do Bairro Várzea – Navegantes, Anderson Raasch; e o comandante da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, Coronel Cesar Eduardo Bonfanti.
Os eventos climáticos extremos que atingiram Santa Cruz do Sul e a região em 2024 e 2025 provocaram impactos profundos nas comunidades. “Muitas pessoas permanecem em situação de vulnerabilidade, esperando por esclarecimentos quanto às ações de recuperação, auxílios e investimentos tanto da esfera federal quanto estadual e municipal. Assim, é indispensável que a população tenha acesso a informações claras e detalhadas, além da oportunidade de dialogar diretamente com as autoridades responsáveis”, argumentou Alberto Heck.