
O Legislativo santa-cruzense começa a debater 18 projetos na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 21, às 15h, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. A sessão será conduzida pela presidente Nicole Weber Covatti (Podemos).
Entre os projetos em debate está de autoria do Executivo que altera a Lei Complementar que dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicos dos servidores do Município. O vereador Ilário Keller (PP) protocolou projeto de lei que declara a fumicultura como atividade de relevante interesse econômico, social e cultural do Município.
Luizinho Ruas (PSB) apresentou projeto de lei que autoriza a permanência de Guardas Municipais nas escolas municipais. Jéferson Redondo (Republicanos) encaminhou projeto de lei que declara de utilidade pública o Rotary Clube Santa Cruz do Sul Avenida.
Gerson Vargas (PP) apresentou projeto que dispõe sobre a isenção de pagamento para esterilização de animais. Raul Hermes (PL) encaminho projeto de lei que institui o Selo “Empresa Sangue Bom”. Edson Sortica (PL) apresentou projeto de lei que altera a lei que dispõe sobre prestação de contas por quem recebe recursos financeiros públicos.
O Executivo encaminhou projeto para a autorização de contratação de dois Serventes, 18 Operários, dois Operadores de Máquinas, seis Motoristas, dois Eletricistas e dois Pintores. Ainda abre crédito suplementar de R$ 1,5 milhão para custear despesas da Secretaria de Saúde. Também abre crédito especial no montante de R$ 276.386,69 para custear despesas da Secretaria de Bem-Estar Animal.
Outro projeto autoriza a contratação de três Motoristas; autoriza permutar servidor com o Município de Novo Cabrais; cede o uso do Ginásio de Esportes Taquara à Associação Esportiva e Recreativa Esmeralda; firma parceria mediante Termo de Fomento com a Associação de Pais e Estudantes do Ensino Médio Técnico do Vale do Rio Pardo para custear parte do transporte escolar a estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Venâncio Aires; aautoriza o uso de equipamentos agroindustriais à Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz Ltda (Coopersanta) e autoriza firmar Termo de Cessão de Uso de caminhão à Coopersanta. Ainda institui o Programa Municipal de Transporte Escolar e cria o Departamento Municipal de Transporte.
Informação
O vereador Jeferson Redondo requer informações sobre o prazo para a conclusão das melhorias no acostamento da RSC 471 em Rio Pardinho. Edson Sortica requer informações à empresa Sayonara sobre a interrupção em itinerário de transporte coletivo.
Raul Fritsch (Republicanos) requer a concessão de isenção do pagamento do IPTU a moradores do Bairro Várzea. Andrei Barboza solicita à AEGEA/CORSAN pedido de informações referente à realização de melhorias em pavimentação no Residencial Viver Bem; o atendimento feito por Médicos nos postos de saúde e o atendimento prestado na Secretaria do Bem-Estar Animal.
O vereador Ilário Keller requer a realização de melhorias na pavimentação da Avenida dos Cristais. Abel Trindade (PL) requer a manutenção e reparo no passeio público e na tampa de bueiro existente na Rua Atenas; a substituição de lâmpada na Rua 25 de Julho; a reposição de placa de identificação das vias públicas na esquina da Rua São José confluência com a Rua Fernando Abott; o reparo e melhorias em contêiner localizado na Rua Júlio de Castilhos; a Eliminação de buraco existente no passeio público da Rua Professor Willi Ebert; a manutenção e reparo dos chuveiros instalados nos banheiros do Parque de Eventos; um estudo para reavaliação do tempo de abertura dos semáforos na confluência da Rua Antônio Kipper com a Rua Barão do Arroio Grande. Raul Fritsch indica a desobstrução de boca de lobo na Rua 31 de Outubro; a colocação de uma boca de lobo na COHAB.
Raul Hermes (PL) requer ainstalação de placas indicativas de acesso ao Loteamento Imigrante II, em Linha Santa Cruz; a pavimentação de trechos da Rua Colômbia; a instalação de redutor de velocidade na Rua Professor Simão A. Campis; a instalação uma placa de sinalização e demarcação de espaço para embarque e desembarque de passageiros na Rua Villa Lobos. Eduardo Wartchow (Novo) indica o recapeamento asfáltico na BR-471. Licério Agnes (PSDB) requer a recuperação e melhoria do asfalto da Rua Castro Alves; a execução de melhorias, manutenção e recuperação do asfalto na Rua Humaitá.
O Professor Cleber (União Brasil) indica a colocação de iluminação pública as ruas Barão do Arroio Grande e Bruno Pritsch. Edson Sortica requer melhorias na estrada da Travessa Paulus; a realização de levantamento e identificação das tampas metálicas e de concreto existentes nas calçadas.
Jair Eich (PP) requer melhorias na pavimentação asfáltica na Avenida Léo Kraether. Andrei Barboza indica a realização de estudo para diminuir potencial de alagamento n Rua Airton Sena; melhorias na Rua Capitão Fernando Tatsch; a instalação de poste com iluminação na Avenida Rudi Falk.
Gerson Vargas (PP) requer a instalação de uma parada de ônibus na Rua Adail Gonzaga Fernandes; a eliminação de buraco na Rua General Osório; a pavimentação da Rua Grafite; a instalação de uma travessia elevada na Rua da Pedreira.
O Professor Cleber requer a colocação de iluminação pública no Beco Dona Carlota. Alberto Heck (PT) indica a implantação de uma quadra poliesportiva comunitária no Bairro João Alves; a colocação de lixeiras nas paradas de ônibus.
Ainda foi requerida uma Realização de uma audiência pública para debater e buscar medidas que visem solucionar problemas estruturais na Rua do Mato pelo Professor Cleber e demais integrantes da Mesa da Câmara. Jeferson Redondo requer a realização de uma reunião especial para discutir questões relativas ao atendimento no setor da saúde municipal.