
Uma sessão concorrida marcou os trabalhos da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, dia 6, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. Além dos trabalhos normais, houve espaços na Tribuna Popular para Gelso Batista Job, representante do Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul (Sinfum) discorreu sobre a importância da realização do Concurso Público para Santa Cruz do Sul. Já Fernando José Rabuske, da Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (ASAN) falou sobre as demandas da Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan).
Além disso, um grupo de representantes de bairros de Santa Cruz do Sul realizou um protesto no Plenário pelos problemas no abastecimento de água, pela Aegea/Corsan.

Em regime de urgência foi aprovado projeto de lei que cria uma função gratificada para o Núcleo Tecnológico Municipal da Secretaria de Educação. Também foram autorizadas as contratações de um médico auditor, dois agentes redutores de danos, sete serventes, sete técnicos de Enfermagem e nove agentes comunitários da saúde.
Foram acolhidos os vetos do Executivo ao projeto de lei do vereador Andrei Barboza (PDT) que previa prioridade no atendimento na saúde e assistência social às mães, pais e responsáveis por Pessoas com Deficiência; ao projeto do vereador Gerson Vargas (PP), que dispõe sobre a colocação de caixas de inspeção de concreto nas ruas, passeios públicos e demais logradouros; ao projeto do vereador Gerson Vargas, que dispõe sobre a isenção de pagamento para a esterilização de animais; ao projeto do vereador Ilário Keller (PP), que previa custear despesas e conceder benefícios aos médicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil; ao projeto do vereador Jair Eich (PP), que institui o programa de apoio a grupos de Sociedades, Melhor Idade e de Mães.
Também foi alterada a lei que dispõe sobre o Código Tributário do Município. Foi aprovada a cedência para a Estação Rodoviária de Santa Cruz do Sul Ltda o uso e administração do complexo da estação rodoviária. Foi autorizada a locação de prédio para ceder à Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater.
Ainda foram cedidos lotes no Parque de Rodeiros, no Parque de Eventos à 5ª Regio Tradicionalista do MTG – RS, ao grupo Cavaleiros da Integração; ao CTG Lanceiros de Santa Cruz, ao Piquete Recanto dos Amigos, ao CTG Recanto Nativo e ao Rotary Club Santa Cruz do Sul – Avenida.
De autoria da vereadora suplente Guiomar Rossini Machad (União Brasil) foi aprovado projeto de lei que concede adicional de insalubridade aos serventes das EMEFS e EMEIs e aos atendentes de EMEI. O projeto ganhou uma emenda de plenário do vereador Raul Fritsch (Republicanos) que prevê o benefício a todos os serventes do município.
O vereador Jéferson Redondo (Republicanos) teve aprovado projeto de lei que declara de utilidade pública o Rotary Clube Santa Cruz – Cidade Alta. Já de autoria da Mesa Diretora foi aprovado o projeto de resolução que dispõe sobre a criação do Programa Líderes do Amanhã.
Informação
O vereador Nairo Lopes (PDT) requer informações sobre o rompimento de adutora no Bairro Bom Jesus. Eduardo Wartchow (Novo) requer informações sobre a eliminação dos alagamentos na confluência da Travessa Bohnen com a Linha 7 de Setembro.
Licério Agnes (PSDB) indica a realização de melhorias na Rua Carlos Swarowsky, a municipalização do trecho urbano da RS-409, a execução de melhorias na ponte existente em São José da Reserva. Luizinho Ruas (PSB) indica à Corsan/Aegea a comunicação quando da realização de serviço de manutenção no abastecimento de água.
Nairo Lopes indica melhorias no calçamento do Corredor Treib; a pavimentação asfáltica na parte alta da Rua Adiles Wenzel, a instalação de lombada na Rua Erva Mate; a pavimentação na Rua Irmã Elma Esteves, na Rua Irmã Germana Rech, na Rua Pereira Cabral, a realização de melhorias na rede de esgoto no Beco do Caqui; a instalação de uma elevada na Avenida Davi Severo Mânica.
Serginho Moraes (PL) requer a implantação de bueiro na Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann. Raul Fritsch (Republicanos) indica o patrolamento na Rua Lindolfo Spengler, a realização de melhorias na Praça Jacob Fritsch, a execução de melhorias na Praça do Loteamento Motocross.
O Professor Cléber (União Brasil) requer a doação de arcos metálicos, a realização do serviço de patrolamento na Travessa Daer, a retomada de trabalhos tapa-buracos na Rua Walter Rudi Kipper.
Raul Hermes (PL) requer a ampliação da rede pluvial na Rua Ramiro Barcelos. Gerson Vargas (PP) indica a pavimentação da Rua Jece Zubaran, o conserto da pavimentação da Rua Júlio de Castilhos, o conserto do “guardrail” na Rua Vereador Benno João Kist
Guiomar Rossini Machado requer a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI em Alto Paredão; a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS no Bairro Progresso.
Edson Sortica requer a substituição ou reforma no ônibus que atende à Linha 52 operada pelo Consórcio TCS, a realizados reparos no asfaltamento na Rua Lothário F. Heuser, a recuperação asfáltica e operação tapa-buracos em Linha Brasil. Ainda requer ao Executivo Municipal e à AGERST a fiscalização do ônibus do Consórcio TCS que atende a Linha 52.
Jair Eich (PP) requer a instalação de novos pontos de iluminação pública no acesso à localidade de São Martinho. Eduardo Wartchow indica a instalação de iluminação pública no entroncamento da Linha 7 de Setembro com a Travessa Bohnen, a substituição das tampas e grelhas de bueiros do município por modelos confeccionados em polietileno, o patrolamento e a colocação de brita na Rua Ari Viribaldo Freitas.
Abel Trindade (PL) indica a limpeza e desobstrução do passeio público na Rua Itaqui, a substituição do guarda-corpo da ponte localizada na Rua Augusto L. Becker, reparos na pavimentação da Rua Bruno Agnes, a retirada de entulhos no passeio público da Rua Barão do Arroio Grande, o reparo no passeio público da Rua Professor Ivo Radtke, o recolhimento de lixos e entulhos acumulados na Rua Schulz.