BrasilCAPAPolítica

Bolsonaro aguarda na sede do PL decisão de Moraes sobre descumprimento de medidas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi até a sede do Partido Liberal em Brasília na manhã desta quarta-feira (23), acompanhado do filho Jair Renan, enquanto aguarda a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre um possível descumprimento de medidas cautelares. Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado e, desde o dia 18 de julho, está sujeito a restrições como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de uso de redes sociais, inclusive por terceiros.

A polêmica teve início após a divulgação de vídeos em que Bolsonaro aparece no Congresso Nacional, mostrando a tornozeleira eletrônica e concedendo entrevista, cujas imagens foram compartilhadas nas redes sociais. A defesa alega que ele não fez postagens e não pediu que terceiros o fizessem, e pediu que Moraes esclareça os limites da proibição quanto à veiculação de entrevistas.

Moraes pode decidir ainda nesta quarta-feira se aceita as explicações da defesa, se encaminha o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR) ou se determina a prisão preventiva do ex-presidente por considerar que houve violação das medidas impostas. A decisão do STF é aguardada com expectativa no meio político e jurídico.

Além das cautelares, Bolsonaro também está proibido de manter contato com outros investigados e autoridades estrangeiras. Ele e o filho Eduardo Bolsonaro são investigados por tentar obstruir investigações e incitar retaliações internacionais contra ministros do STF e a Procuradoria-Geral da República.

Fonte
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Artigos relacionados