PolíticaRegional

Associação Tradicionalista Santa-cruzense recebe homenagem pelos 30 anos

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 8, para realizar uma homenagem à Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), que completou 30 anos. A realização foi proposta pelo então vereador Andrei Barboza, agora secretário de Habitação, mas executada pelo vereador suplente Nairo Lopes (PDT).

A sessão foi conduzida pela presidente Nicole Weber Covatti e a mesa de honra foi formada pelo secretário municipal da Fazenda, Bruno Cesar Faller, representando o prefeito Sérgio Moraes; pela deputada Estadual, Kelly Moraes; pelo secretário da Câmara, Cleber dos Santos Pereira; pelo presidente da ATS, Tibicuera Menna Barreto de Almeida; pelo vice-presidente da ATS, Alaor Canez; e pelo secretário municipal de Habitação, Andrei Marcel Mendes Barboza; e Marisa Rossa, coordenadora  da 5ª Região Tradicionalista.

Segundo o vereador Nairo Lopes, a ATS é uma das principais responsáveis pela preservação e promoção das tradições culturais gaúchas, sendo fundamental na manutenção dos costumes, valores e símbolos do Rio Grande do Sul. “Ao longo dos anos, essa entidade tem se destacado pela organização de eventos e ações que envolvem a comunidade local, especialmente os jovens, na valorização das nossas raízes culturais”, observou.

Entre as diversas atividades promovidas pela ATS, destacam-se os festivais de danças, rodeios, encontros de cavalarianos e campeiras, além da organização de eventos de grande porte como os que celebram a Semana Farroupilha e as festas de laços com a cultura gaúcha. Essas ações contribuem significativamente para a formação de um espírito comunitário e para o resgate das tradições que são a essência da sua identidade.

Nairo destacou ainda que nestes 30 anos, a ATS tem sido um verdadeiro símbolo de resistência cultural, um espaço de união e de fortalecimento da identidade que nos orgulha. “Aqui, o legado das gerações passadas foi preservado e transmitido, garantindo que o amor pelo Rio Grande, pelos seus costumes, sua música, sua dança, sua culinária e sua hospitalidade, continuasse a pulsar no coração de Santa Cruz do Sul”, observou.

Segundo ele, a ATS não apenas cultivou as tradições, mas as difundiu com grandeza. Foi e continua sendo responsável por mostrar às novas gerações que a tradição não é algo do passado, mas sim uma herança viva, que se renova a cada encontro, a cada mate compartilhado, a cada apresentação de invernada, a cada chama crioula acesa com respeito e devoção.

“Celebrar os 30 anos da ATS é reconhecer um trabalho incansável de homens e mulheres que acreditaram e acreditam no poder da cultura como instrumento de união, de cidadania e de orgulho coletivo. É valorizar um legado que não pertence apenas aos tradicionalistas, mas a toda a comunidade santa-cruzense”.

Ainda houve apresentações das invernadas do CTG Rincão da Alegria e do CTG Lanceiros de Santa Cruz. Ainda foi declamada uma poesia pelo tradicionalista e patrono dos festejos farroupilhas, Leodi Pavi. Em nome da ATS, o presidente Tibicuera Mena Barreto de Almeida destacou a trajetória da entidade no fomento à manutenção da tradição gaúcha no município, através das mais diversas manifestações.

Artigos relacionados