PolíticaRegional

Afubra recebe homenagem por seus 70 anos

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 8, para uma homenagem à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) pela passagem dos seus 70 anos. A proposta foi do vereador Serginho Moraes (PL), subscrita pelo Professor Cleber (União Brasil).

A sessão, conduzida inicialmente pela presidente Nicole Weber Covatti, teve como componentes na mesa Zeno José Assmann, secretário de Agricultura, representando o prefeito Sérgio Ivan Moraes; o deputado Federal Marcelo Moraes; a deputada Estadual, Kelly Moraes; o secretário, vereador Cleber dos Santos Pereira; o presidente da Afubra, Marcilio Drescher; o presidente do Conselho Deliberativo da Afubra, Geraldo Back; e o representante do deputado Federal Heitor Schuch, Renato Goerck. O coral misto e o coro masculino da Afubra realizaram apresentações de músicas.

História

A Associação dos Fumicultores do Brasil – AFUBRA completou 70 anos de existência no dia 21 de março de 2025. A criação da entidade nos remete ao início da década de 1950, quando a fumicultura mergulhava em profunda crise. Problemas de mercado para o tabaco e, consequentemente de preço, além da total falta de garantia às lavouras contra o flagelo do granizo e vendaval, fizeram com que os produtores acumulassem prejuízos e falta de perspectivas para permanecerem na atividade.

A saída encontrada para fazer frente à crise foi a união da classe produtora. Motivados pelo então governador Ildo Menegheti, alguns fumicultores, sob a liderança de Harry Antônio Werner, se mobilizaram para viabilizar a criação de uma entidade que congregasse a categoria.

A histórica assembleia que decidiu pela fundação da então Associação dos Plantadores de Fumo em Folha do Rio Grande do Sul aconteceu no dia 21 de março de 1955, nos salões da Sociedade Aliança, em Santa Cruz do Sul, com a presença de mais de 2 mil pequenos produtores de tabaco da região. Na mesma reunião foi eleita a primeira diretoria.

Lançada a semente, começou o desafio de resgatar os compromissos que sedimentaram a criação da entidade. Embora desprovida de estrutura mínima e de recursos para atender às expectativas mais emergenciais dos produtores, um trabalho de mobilização arregimentou forças e levou adiante o ideal da categoria.

Apostando sempre na união, na organização e na seriedade, os dirigentes que se sucederam no comando da associação, com apoio de número cada vez maior de associados, atenderam um a um os compromissos da entidade. Auxílio mútuo das lavouras de tabaco, auxílio para reconstrução de estufas sinistradas, auxílio funeral, incentivo à diversificação de culturas, representação dos fumicultores em todas as questões que lhes dizem respeito, desde a negociação do preço do tabaco ao acompanhamento do mercado mundial e uma preocupação toda especial com a preservação do meio ambiente, constituem a base sobre a qual se ergue esta imensa organização.

Com mais de 90 mil associados nos três Estados do Sul, e uma rede de 31 filiais para se aproximar cada vez mais do produtor de tabaco, a Afubra é hoje um modelo para o associativismo brasileiro.

O segredo de seu êxito está assentado na honestidade, no trabalho, na organização e na fidelidade aos princípios que inspiraram a sua criação. Ontem como hoje, o ideal continua o mesmo e o compromisso com os produtores de tabaco se renova a cada dia. Afinal, eles são a verdadeira razão de ser da Afubra.

“Esta homenagem à Afubra é um reconhecimento justo e necessário ao papel fundamental que essa associação desempenha no desenvolvimento econômico, social e cultural. Ao reconhecer esses 70 anos, estamos celebrando uma história de perseverança, dedicação e contribuição para a economia local e para o Brasil como um todo”, destacou Serginho Moraes, autor da proposição.

Para o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, receber a homenagem do Legislativo do município onde a entidade foi criada é gratificante. “São 70 anos de caminhada sólida, onde todas as ações da Afubra foram definidas com o objetivo de ir ao encontro das demandas de nossos associados”.

Artigos relacionados