CAPAGeralRio Grande do Sul

Voluntários que resgatam animais estão em atuação em Santa Cruz e região

Entidade, que participou ativamente de ações durante as enchentes históricas que assolaram o Estado em 2024, também recolhe doações via PIX

Há pouco mais de um ano o Rio Grande do Sul enfrentava uma das maiores tragédias climáticas de sua história, com fortes chuvas que atingiram o estado provocando enchentes, deslizamentos, desalojando milhares de pessoas e seus animais domésticos. Cenário similar ocorre desde a última terça-feira (17) na cidade de Santa Cruz do Sul, localizada na região do Vale do Rio Pardo. De acordo com a prefeitura do município cerca de 400 pessoas estão desalojadas no momento, situação que se replica a seus animais de estimação, a quem o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) se mobiliza para atender às necessidades imediatas para sua proteção e bem-estar.

Desde a manhã de quarta-feira (18), o GRAD faz alinhamentos para atuação inloco, com colaboradores especializados no atendimento veterinário se deslocando até a cidade e arredores. Paralelamente, a organização viabilizou envio de recursos financeiros ao voluntariado local, de forma a garantir, com a maior agilidade possível, a compra de vacinas (200 doses já foram adquiridas), vermífugos, ração (para 150 cães e 50 gatos), feno, silagem e pallets.

Foto: Divulgação Grupo de Resposta a Animais em Desastres

De maio do ano passado até os dias atuais o GRAD já mobilizou mais de 80 voluntários de 14 estados brasileiros, que se revezaram no Rio Grande do Sul para atendimento aos animais atingidos pelas enchentes. Profissionais das mais diversas áreas — médicos veterinários, biólogos, engenheiros, zootecnistas, bombeiros, fotógrafos, advogados e muitos outros — se uniram para atuar nos resgates e no atendimento direto a estes. O grupo mobilizou embarcações, veículos, drones, centenas de equipamentos e toneladas de insumos para realizar resgates em cidades como São Sebastião do Caí, Canoas, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Porto Alegre, Cachoeirinha, Nova Santa Rita e tantos outros municípios duramente atingidos. Foram mais de 1.000 animais resgatados desde então, entre cães, gatos, aves, répteis, suínos, equinos, bovinos e até peixes e anfíbios.

No combate aos danos causados pelas enchentes em Santa Cruz do Sul, o GRAD recebe doações para ação imediata em favor dos animais atingidos pelo desastre. Os recursos serão revertidos para aquisição de itens básicos como vacinas, ração e água potável. É possível fazer PIX para a instituição por meio da chave [email protected].

Sobre o GRAD Brasil

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) é uma organização especializada no resgate e cuidado de animais em situações emergenciais, com foco em desastres ambientais, crises humanitárias e tragédias climáticas. Atua com base no conceito de Saúde Única e já levou atendimento direto a milhares de animais em todo o país, com destaque para a atuação em comunidades indígenas e populações vulneráveis.

Foto: Divulgação Grupo de Resposta a Animais em Desastres

Fonte
Foto: Divulgação Grupo de Resposta a Animais em Desastres

Artigos relacionados