
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, por meio da Atenção Básica, está realizando um esforço concentrado no Bairro Várzea, onde um grupo de agentes de saúde percorre as ruas diariamente fazendo visitas em todas as residências. O objetivo é realizar um levantamento do perfil populacional do bairro, identificando informações como número de idosos, crianças, deficientes, doenças mais prevalentes e condições gerais de saúde da população.
Os dados coletados serão utilizados para alimentar o sistema de saúde do município, permitindo que sejam gerados indicadores precisos sobre a saúde dos moradores. Atualmente, o sistema não possui informações sobre esse bairro, considerado “área de desastre” e essa carência dificulta a elaboração de estratégias eficazes para atender às necessidades da comunidade.
A fim de garantir que cem por cento das famílias sejam cadastradas, as visitas ocorrerão diariamente, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h30, e aos sábados, das 8h às 17h, inclusive no próximo, dia 20, feriado da Revolução Farroupilha. No caso dos moradores que não estejam em casa durante a semana, os agentes de saúde solicitarão que vizinhos informem sobre a visita, permitindo que se faça agendamento para um momento mais oportuno.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, o trabalho será feito por agentes de outras regiões da cidade. “A iniciativa visa suprir uma lacuna e garantir que a população do Bairro Várzea tenha acesso aos serviços de saúde de que necessita”, afirmou.
Depois de concluído o levantamento no Bairro Várzea, que foi escolhido por ser uma “área de desastre”, outros bairros também serão contemplados com o levantamento. Durante as visitas para elaboração do cadastro, os agentes de saúde não realizarão marcação de exames e consultas, mas poderão prestar todas as orientações necessárias referentes aos serviços.