CAPAGeralRegional

Trajes oficiais da 40ª Oktoberfest fazem releitura das primeiras edições em modelos luxuosos

Coleção assinada pelo Atelier Joana Tornquist celebra o tema “Reviva as Memórias, Celebre as Tradições” em vestidos de veludo e cores intensas

O legado de quatro décadas da Festa da Alegria está presente nos trajes do trio de soberanas da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, formado pela rainha Rafaela Nicknig e pelas princesas Amanda Regina Werner e Sofia Cristina Pretzel. Os vestidos, oficiais e de passeio, foram apresentados à comunidade em evento realizado na tarde desta sexta-feira, 29, em frente ao Palacinho, na Praça da Bandeira. Os modelos, desenhados e produzidos pelo Atelier Joana Tornquist, traduzem em cada detalhe o espírito do tema desta edição: Reviva as Memórias, Celebre as Tradições. Cores, texturas e acabamentos se unem para narrar a história que conectam passado e presente, em uma homenagem ao patrimônio cultural que molda a identidade de Santa Cruz do Sul.

Concebidos especialmente para a 40ª edição, os trajes de passeio resgatam o espírito alegre e a estética clássica dos primeiros anos da festa. Corpo em veludo preto com matelassê dourado, saia com galões, gregas e outros aviamentos nas cores preto, vermelho e dourado remetem ao luxo e presença cênica. Já os trajes oficiais adotam veludo vermelho profundo como base, que ganha imponência com pinturas à mão de flores e arabescos de referência germânica. O corset alongado com gregas e botões dourados, e os bordados manuais reúnem cristais, linhas metálicas, vidrilhos e pedrarias, em composição que reforça a nobreza do figurino.

Trajes oficiais. Foto: Rodrigo Assmann

Mais do que uma vestimenta, o projeto artístico dos trajes foi pensado como experiência de memória, em peças que dialogam com a emoção do público, valorizam o trabalho manual e mantêm viva a simbologia da cultura germânica. “Ao vestir a corte, os figurinos convidam os visitantes a recordar suas referências afetivas e celebrar, com elegância e contemporaneidade, a história construída ao longo de 40 anos de Oktoberfest”, destaca a estilista responsável pelas criações, Joana Tornquist. De acordo com Joana, o trabalho de confecção dos trajes envolveu oito pessoas, por 18 dias consecutivos, totalizando mais de 900 horas de produção. “Foram dias desafiadores, de trabalho intenso, utilizando diversas técnicas artesanais para alcançar o resultado desejado.  E tudo isso só foi possível graças a dedicação e comprometimento da nossa equipe”, completou.

Trajes de passeio. Foto: Rodrigo Assmann

Fonte
Foto: Rodrigo AssmannAssessoria de Imprensa da ASSEMP

Artigos relacionados