CAPAGeralMundo

Tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros entram em vigor nesta quarta-feira (6)

A tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta-feira (6). A medida foi oficializada por meio de dois decretos: um assinado em 30 de julho, exclusivo para o Brasil, e outro no dia 31, voltado a dezenas de países. O Brasil foi o mais impactado pelas novas alíquotas, que somam uma sobretaxa de 40% à tarifa inicial de 10%.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), os produtos embarcados no Brasil até sete dias após a ordem executiva de 30 de julho, e que chegarem aos EUA até 5 de outubro, estão livres da tarifa adicional. A nova alíquota será aplicada a mercadorias embarcadas após 0h01 desta quarta-feira. Ao todo, 694 produtos brasileiros foram excluídos parcial ou inteiramente da medida, incluindo suco de laranja e aviões.

Trump justificou a imposição das tarifas citando uma suposta “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que a política tarifária brasileira é “injusta”. Em carta enviada ao presidente Lula, o republicano criticou a relação comercial entre os dois países e disse que o valor de 50% ainda é inferior ao que considera ideal para equilibrar a balança.

A medida afetará inúmeros setores da exportação brasileira, principalmente os que não constam na lista de isenções. A reação do governo brasileiro ainda é insatisfatória.

Artigos relacionados