CAPAGeralRegional

Semana Farroupilha terá o maior carreteiro da história de Santa Cruz do Sul

Almoço com panelão gigante na Praça da Bandeira será seguido por show de César Oliveira e Rogério Melo

A Semana Farroupilha de 2025 promete ser uma das mais marcantes dos últimos anos em Santa Cruz do Sul. Com uma programação intensa, organizada em conjunto pela Prefeitura e pela Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), a festa de valorização da cultura gaúcha vem para resgatar o espírito farroupilha que tanto orgulha os santa-cruzenses. Entre os destaques da programação está o dia 14 de setembro, um domingo que deve entrar para a história da cidade.

A Praça da Bandeira será o ponto de encontro da comunidade para um dia inteiro de celebração da cultura gaúcha. Logo nas primeiras horas da manhã, o espaço estará convidativo para quem quiser preparar o seu churrasco em família ou entre amigos – cada um trazendo a própria churrasqueira e carne, em um verdadeiro convívio de galpão a céu aberto (com a ressalva de que não será permitido fogo de chão).

Mas a grande atração gastronômica ficará por conta de um feito inédito: o maior carreteiro já preparado em Santa Cruz do Sul. Em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), será montado um panelão capaz de servir mais de 800 pessoas, resgatando a força da culinária campeira como símbolo de partilha e união.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, a ideia é unir tradição e solidariedade. Ele explica que cada prato do carreteiro será trocado por um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos do Município. “Teremos um carreteiro social para mais de 800 pessoas. O IRGA traz toda a estrutura e os profissionais para o preparo, enquanto ao município cabe organizar a logística. Será um momento histórico: uma celebração da nossa cultura, da solidariedade e da convivência comunitária”, destacou.

E para fechar a festa com chave de ouro, a partir das 14 horas, sobem ao palco dois ícones da música nativista: César Oliveira e Rogério Melo, que prometem embalar a tarde com composições que exaltam a identidade do estado e fazem parte da memória afetiva dos bailes gaúchos.

Fonte
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados